Discos

Disco do Dia: Sociedade Recreativa – “Sociedade Recreativa”

Sociedade Recreativa – “Sociedade Recreativa”

Jarring Effects (2016)

A música regional do nordeste brasileiro, sobretudo a do Estado de Pernambuco, tem um público fiel em França. Ao longo de cerca de vinte anos, o agente e produtor discográfico Marc Regnier tem editado e trazido a solo gaulês nomes como Renata Rosa, Mestre Ambrósio, Cordel do Fogo Encantado, Coco Raizes de Arcoverde, Silvério Pessoa, entre muitos outros. Tem sido igualmente notável o trabalho conjunto do antigo líder dos Cascabulho, Silvério Pessoa, em unir o coco e a ciranda com a cultura occitana do sul de França de projectos folk como La Talvera ou electrónicos como Massilia Sound System.

É neste contexto que olhamos para o disco de estreia desta Sociedade Recreativa entre o trio brasileiro Forró de Rabeca sediado em Lyon e o produtor norte-americano Maga Bo que vive no Rio de Janeiro (e aí tem trabalhado com gente tão distinta quanto Coco Raizes de Arcoverde e BNegão & os Seletores de Frequência).

O coco de roda “Boa Noite” que abre este disco, é um cartão de visita da Sociedade Recreativa. Por um lado, o denso mato de Pernambuco intricado na marcante rabeca (que outrora também definiu o som dos Mestre Ambrósio de Siba), por outro a total abertura aos ecos e graves do dub, ao ragga de Papet J (curiosamente dos Massilia Sound System). E a receita vai-se repetindo em “Xote Natural” com a voz da carioca Flávia Coelho, em “Ipajé” com o alaúde de Alaoua Idir, ou em “Vale do Jucá” com o já referido Siba, onde o trabalho de produção e programações e efeitos de Maga Bo projecta outra dimensão sonora a instrumentos como o berimbau, cavaquinho, pífaro, pandeiro.

À semelhança de DJ Dolores e a Aparelhagem, a Sociedade Recreativa apresenta um dos projectos de dança global-local que melhor trabalha a relação entre o som da mata nordestino e a electrónica.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend