Discos

Joana Amendoeira –  “Muito Depois”

Joana Amendoeira –  “Muito Depois”

CMN (2016)

 

No texto de apresentação, o poeta e produtor Tiago Torres da Silva avisa-nos que Muito Depois “não é um disco. É um milagre. […] uma coisa maior do que nós”.  

Com mais de vinte anos de actividade no fado e nove discos gravados, Joana Amendoeira apresenta em 2016, provavelmente, a obra mais acarinhada durante a sua concepção, mas também aquela mais madura, mais rica e esteticamente mais bela. Muito Depois é um disco muito especial, mágico, registado ao sétimo mês de gravidez da fadista em que se sente uma voz com um timbre mais rico, com outro corpo, outros graves, onde canta a vida e a amizade, a perda e a desilusão, a luz e as sombras, de forma mais sentida, mais à flor da pele. E é aqui que Tiago Torres da Silva, que trouxe alguns poemas como O Avesso do Destino (escrito em memória dos seus pais que faleceram num espaço de 12 horas), tem um trabalho exemplar, na forma como Joana Amendoeira se concentrou na interpretação, na interiorização e expressividade das palavras, no libertar-se das voltinhas, dos “rodriguinhos”. E é por isso que o poeta refere que “desta vez a Joana não cantou com a voz. Uma coisa muito maior crescia-lhe no peito e preparava-se para tomar conta do seu canto… “.   

Uma coisa maior é também o primeiro dueto, É a Hora, gravado por Joana Amendoeira com Paulo de Carvalho em que se sente uma dança cúmplice e arrepiante a duas vozes; o fado de embalar (variante de canção de embalar) O Fado do Embalo escrito por Amélia Muge acompanhado ao piano por Filipe Raposo (forma mais bela de terminar este disco não poderia ter havido); a dinâmica que a guitarra clássica de Pedro Jóia imprime na marcha Lisboa de Madrugada; o lado mais jazzístico de Muito Depois, sobretudo em Com Penas de Ternura (delicioso o momento de apenas voz e contrabaixo de António Quintino) e Jasmim; e o cheiro omnipresente a fandango e a Ribatejo de Fora de Moda.

Muito Depois é, certamente, o disco de Joana Amendoeira.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend