Festivais

Tais Quais em estreia no Encontro de Culturas de Serpa

Tais Quais

Tais Quais (na foto), Mafalda Arnauth, Clã e Kepa Junquera e Galandum Galundaina são algumas das atrações do Encontro de Culturas de Serpa que se realiza este ano entre 06 e 10 de junho, entre os palcos da Praça da República (às 22h) e do Castelo (à meia-noite).

A principal programação musical arranca no dia 06 de junho com um espetáculo criado no âmbito da enREDE – Rede Internacional de Municípios pela Cultura, que reúne parcerias culturais de vários municípios portugueses e estrangeiros, seguindo-se os concertos de Mafalda Arnauth (dia 07) e dos Clã (dia 08).

No dia 09, o novo projeto “Tais Quais”, que reúne os músicos e cantores portugueses Tim, Vitorino, Jorge Palma, João Gil, Celina da Piedade e Paulo Ribeiro e o contador de histórias e humorista Jorge Serafim, para “divulgar algumas das canções mais emblemáticas da música popular do Alentejo”, estreia-se no Encontro de Culturas de Serpa com o espetáculo “Na venda do Isaías”.

De acordo com o município de Serpa, através do projeto, aquele grupo de músicos e cantores e Jorge Serafim “encontram-se” na “Venda do Isaías”, “o local de partida e chegada de muitas histórias e anedotas com o ´terrível` sentido de humor” que se conhece entre os alentejanos, para todos juntos cantarem “à alentejana”.

A programação musical “fora de horas” inclui os concertos da banda cubana Cubason en Clave (dia 06), do músico basco Kepa Junkera (dia 07), do grupo mirandês Galandum Galundaina (dia 08) e da cantora brasileira Maíra Baldaia e da portuguesa Cláudia Estrela (dia 09).

A fechar o encontro, a 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, no âmbito da principal programação, irá decorrer, às 21:00, no castelo, o tradicional espetáculo “Dia do Cante”, com atuação de vários grupos corais alentejanos para valorizar o Cante Alentejano, o “ex-libris cultural” do Alentejo e candidato a Património Imaterial da Humanidade.

Antes do espetáculo, será exibido, às 18:00, no Cineteatro Municipal de Serpa, o documentário “Alentejo, Alentejo”, de Sérgio Tréfaut, que recebeu o Prémio Allianz – Digimaster para Melhor Longa-metragem Portuguesa e o Prémio TAP para Documentário de Longa-metragem Portuguesa na edição deste ano do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente.

Segundo a autarquia, o encontro, que inclui também animação, tertúlias e exposições, promove “a cultura enquanto fator de desenvolvimento e de união entre os povos” e divulga as práticas culturais de Serpa e de outras regiões portuguesas e de países com os quais o município tem laços de cooperação, como Brasil, Espanha e Cuba.

XI Encontro de Culturas de Serpa

Nota: No cartaz é anunciado Kepa Junkera como sendo galego. O músico é basco, mas vem a Serpa apresentar repertório galego que faz parte do seu último álbum “Galiza”.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend