Concertos

Toumani & Sidiki Diabaté na Culturgest

Toumani Diabaté, grande mestre maliano e groit de kora regressa ao nosso país e à Culturest com o seu filho mais velho Mamadou Sidiki Diabaté para apresentar o repertório do seu mais recente disco lançado através da editora britânica World Circuit, “Toumani & Sidiki”.

Descrito como “a mais bela colaboração de Toumani, desde o seu trabalho clássico com Ali Farka Touré” (The Guardian), Toumani & Sidiki é um diálogo conduzido através da corá, o instrumento da África Ocidental, de 21 cordas, que a dinastia Diabaté transformou no mais icónico dos instrumentos africanos. As ligações entre Toumani e Sidiki são particularmente profundas e evocativas. Descendentes de uma linhagem de 70 gerações de griots – guardiões das antigas tradições orais do povo Mandé, da África Ocidental, que têm setecentos anos de existência – pai e filho são nomes fundamentais nos anais da música africana. Já o pai de Toumani, com o mesmo nome do neto, Sidiki, gravara, em dueto, o primeiro disco de corá e era conhecido como o “Rei da corá”.
O álbum Toumani & Sidiki, que está na base do concerto desta noite, foi gravado quase sem ensaios prévios (alguns dos temas não foram sequer ensaiados), como um concerto ao vivo. A crítica de todo o mundo é unânime nos elogios entusiásticos ao disco.

As entradas custam 20€ e estão à venda na Culturgest 

toumanisidiki2

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend