Concertos

Congoleses Jupiter & Okwess International na Rota da Resistência

A boa gente barreirense da Out.Ra – Associação Cultural comemora a dia 27 de Junho o Dia da Cidade do Barreiro com a Música na Rota da Resistência. Evento que, para além da música nacional e internacional, «dará vida a um percurso que assinala locais emblemáticos do período pré-revolucionário no Barreiro e no país (integrantes de um dos Circuitos Turísticos do Concelho, precisamente a Rota da Resistência), propondo à população uma nova forma de contacto com histórias de trabalhadores, de artistas, de públicos e de movimentos de oposição ao antigo regime.
A entrada para todos os espectáculos é livre, sujeita aos limites de lotação de cada espaço.»

A Música na Rota da Resistência arranca ao início da tarde e contará com as actuações de Gaiteiros de Lisboa, Bardoada, Beatriz Nunes Quarteto, Cachupa Psicadélica, Jupiter & Okwess International (RD Congo) e Pista.

rotadaresistencia

Programa – 27 de Junho

16h00-17h30.
GAITEIROS DE LISBOA
Oficinas da EMEF (antigas Oficinas da CP)
Avenida da República
https://goo.gl/maps/uuV7J

Poucos serão os grupos nacionais a reunir mais admiração e consenso que os GAITEIROS DE LISBOA, e nenhum, arriscamos, melhor simboliza a construção de um futuro a partir das memórias.
Pela música dos Gaiteiros, elogiada ao longo dos anos por toda a imprensa nacional, passam ecos da história e o resultado de um olhar sério e profundo sobre as nossas raízes, sobre as ligações que nos prendem à Europa e ao mundo, mas também sobre as possibilidades encerradas pelo futuro. Uma das marcas da identidade dos Gaiteiros e dessa abertura a um universo de possibilidades passa pela invenção de instrumentos, uma das receitas para o seu som original que marca tanto os espectáculos como a sua aplaudida discografia.
Inventamos também, para o seu espectáculo, um palco num local emblemático do passado de trabalho da cidade, e um local cujo futuro continua a ser determinante para a identidade barreirense: as Antigas Oficinas da CP (actual EMEF), lugar dos mais variados episódios de resistência, entre os quais o motim gerado pela prisão do serralheiro José Francisco, pela política política, em 1936.

17h30-18h15.
BARDOADA – GRUPO DO SARRAFO
Arruada entre a EMEF e a sede do Luso Futebol Clube
Rua dos Combatentes, Parque Catarina Eufémia e Av. Henrique Galvão
https://goo.gl/maps/Aa60W

Durante a vigência do Estado Novo, as comemorações do dia da implantação da República revestiram-se de alto valor simbólico para os oposicionistas ao regime, sendo frequentemente cerceadas pelas forças da repressão na medida em que comemorar este significava, acima e antes de tudo, lutar pela restauração de um regime democrático em Portugal. A Rota da Resistência assinala, na Rua dos Combatentes, uma das mais emblemáticas acções do 5 de Outubro, neste caso, em 1960, quando Manuel Cabanas, ferroviário, artista e conhecido oposicionista do regime, é preso pela GNR e entregue à polícia política, por ocasião das comemorações que organizara na sua casa, no nº 34 desta rua, juntamente com mais 43 democratas.
Através das percussões tradicionais da BARDOADA – GRUPO DO SARRAFO, grupo oriundo do Pinhal Novo, percorrer-se-á toda a Rua dos Combatentes, atravessar-se-á o Parque Catarina Eufémia, onde, no 1º de Maio de 1962 (quando se chamava ainda Parque Oliveira Salazar), se regista uma grande mobilização de populares violentamente interrompida pela GNR, e terminar-se-á às portas da sede do Luso Futebol Clube, próximo palco deste dia.

18h15-19h15.
BEATRIZ NUNES QUARTETO
Sede do Luso Futebol Clube
Avenida Henrique Galvão
https://goo.gl/maps/Jwzo0

O quarteto da barreirense BEATRIZ NUNES, a actual voz dos Madredeus, conta com Jorge Moniz na bateria, Mário Franco no contrabaixo e Luis Barrigas no piano, e surge do interesse pelo repertório cantado português, da música tradicional/popular portuguesa ao jazz, materializando-se num elogio a alguns dos mais relevantes cantadores portugueses e numa homenagem às suas canções.
O grupo conta com arranjos originais de canções de Zeca Afonso, Fausto ou João Loio, bem como com temas de Mário Laginha ou João Paulo Esteves da Silva. Algumas das canções que podemos ouvir são “Lembra­me um Sonho Lindo”, de Fausto, “Canção da Paciência” ou “Coro da Primavera” de Zeca Afonso, entre outras.
Este reportório, em estreia, é particularmente indicado face à efeméride que se assinala ao realizar um espectáculo no Luso Futebol Clube: nada menos que uma sessão de música e poesia organizada pelo Cine-Clube do Barreiro a 11 de Novembro de 1967, com a presença de artistas como Odete Santos, Rui Pato, Carlos Paredes, Fernando Alvim, Teresa Paula Brito e Zeca Afonso. O ambiente entusiástico da sessão iria culminar no pedido da numerosa assistência para que Zeca Afonso cantasse “Os Vampiros”, música que fora proibida pelo regime. Como consequência, e após um corte da energia eléctrica que viria a prolongar-se por mais dois dias, vários membros da direcção do Cine-Clube viriam a ser detidos.

21h30-01h00
CACHUPA PSICADÉLICA
JUPITER & OKWESS INTERNATIONAL
PISTA
SIRB “Os Penicheiros” & Largo do Casal
Rua Almirante Reis / Rua Eusébio Leão
https://goo.gl/maps/zz04g

A Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros”, e o emblemático Largo do Casal (oficialmente Largo Gago Coutinho e Sacadura Cabral), constituir-se-ão como o centro nocturno destas celebrações.
A partir das 21h30, o Salão desta colectividade recebe os lisboetas CACHUPA PSICADÉLICA, uma das maiores revelações da música nacional do último ano, num cruzamento absolutamente original entre os ritmos e o crioulo de Cabo-Verde, a Lisboa em que cada vez mais cabe todo o mundo e o rock como aspiração universal.
Segue-se JUPITER BOKONDJI e os seus OKWESS INTERNATIONAL, grande atracção internacional deste dia e um caso paradigmático de uma recompensa e reconhecimento que tardaram em chegar. Activo desde o início dos anos 90 na sua Kinshasa (R.D. Congo) natal, e com um rol quase interminável de concertos por todo o continente africano, foi só no início desta década que, graças a Damon Albarn, dos Blur, o mundo ocidental tomou conhecimento desta imparável locomotiva de Afropop, funk, rock e ritmos tradicionais congoleses, ao testemunhar concertos de incomparável energia e mensagens de cariz marcadamente político e global, como foi o caso dos muitos milhares que tiveram oportunidade de assistir ao encerramento do Festival Músicas do Mundo de Sines, em 2012, por ocasião da sua estreia nacional. Uma história de resistência que marca em pleno o espírito desta rota.
Pelas 00h00, e já ao ar livre, em pleno Largo Casal, a festa prossegue com os barreirenses PISTA, um dos últimos grupos a perseguir a já saudável tradição de bandas locais a ganhar uma verdadeira dimensão nacional, como são exemplo concertos recentes em Évora, Coimbra, Alcobaça e Braga, e presenças nas comemorações dos aniversários do Canal 180, no Porto e do Village Underground, em Lisboa, ou ainda o airplay que têm merecido na Vodafone FM, Rádio Radar ou Antena 3.

Evento inserido na iniciativa “Barreiro Memória e Futuro”

+ informações em: http://www.cm-barreiro.pt/frontoffice/pages/792?news_id=4994 e http://www.cm-barreiro.pt/frontoffice/pages/792?news_id=4987

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend