Festivais

10 nomes para descobrir no FMM Sines 2015

Amanhã, dia 22 de Julho, arrancam as festividades dos quatro últimos e mais intensos dias do FMM Sines 2015. O Crónicas da Terra (digno representante da “pequena imprensa”) seleccionou 10 nomes que ainda não tiveram oportunidade de pisar os principais palcos nacionais de músicas de mundo e que reforçam o slogan “música com espírito de aventura” deste festival. Contrariamente ao que a “grande imprensa” tem veiculado a partir de Porto Covo, estes não são nomes “esquisitos”. São nomes que estamos habituados a ver em cartazes de festivais de world, folk e até mesmo de rock e de música electrónica por essa Europa e América fora.

 

1 – Ana Tijoux (Chile)

Nascida em França em 1977 (data que dá nome a uma das melhores composições de Tijoux), filha de exilados durante o regime de Pinochet, Ana Tijoux (que vive no Chile em 1993) é actualmente uma das maiores MCs e vozes de protesto da América Latina. A escrita atenta, inteligente, o carisma de guerreira zapatista (que combate as injustiças com rimas e canções) faz dela uma Violeta Parra do Sec. XXI.

23 JUL, 23H15 @ SINES – CASTELO

2 – Songhoy Blues (Mali)

Num festival onde a música proveniente do Mali tem sido um dos maiores focos de interesse, Songhoy Blues será provavelmente o nome sobre o qual recaiem maiores expectativas. Blues rock de etnia Songhoy, tão sujo e abrasivo quanto dançável e hipnótico. Com o embalo do Africa Express de Damon Albarn que levaram, devem chegar a Sines em velocidade de ponta.


23 JUL, 22H00 @ SINES – CASTELO

 

3 – Canzoniere Grecanico Salentino (Itália)

Depois do Ensemble La Notte della Taranta, o Castelo de Sines volta a receber o transe e a energia frenética da dança pizzica de Salento (região do sul de Itália). Com 40 anos de existência, a Canzoniere Grecanico Salentino é uma espécie de Brigada Victor Jara da folk transalpina e um dos mais estimulantes projectos da folk europeia da actualidade.

24 JUL, 01H30 @ SINES – CASTELO

 

4 – uKanDanZ (Etiópia / França)

É sempre um prazer receber a música tão bela quanto obscura e as danças extravagantes de Addis Abeba, seja com músicos e dançarinos etíopes ou europeus. uKanDanZ traz-nos algum do repertório que já conhecemos via Mahmoud Ahmed e de outros grandes nomes da série discográfica Ethiopiques do “colecionador-respigador” Francis Falceto, mas com muito mais vigor, tensão e distorção do jazz-rock ocidental. Desta vez, não há dançarinos, mas o cantor Asnake Guebreye irá certamente encher o palco.

24 JUL, 03H00 @ SINES – AV. PRAIA

 

5 – Orlando Julius & The Heliocentrics (Nigéria / Reino Unido)

Lenda viva da música nigeriana e pioneiro do afrobeat, Orlando Julius Ekemode (saxofonista, cantor e compositor) e os britânicos Heliocentrics terão honras de fechar com classe e festividade tranquila (numa frequência mais zen, semelhante à de Tony Allen) as actividades do Castelo deste FMM 2015.

25 JUL, 01H30 @ SINES – CASTELO

6 – Vaudou Game

Afro-funk setentista do cantor e compositor togolês residente em França Peter Soloque, que faz lembrar o som analógico, roufenho e cheio de grão (mas também cheio de alma) das compilações das editoras Strut e Analog Africa. Como se pode ler nos textos do FMM, Peter Soloque «tem raízes na tribo Guin de Aného-Glidji, um dos maiores centros da cultura vudu, tradição espiritual que se caracteriza pelo respeito por todas as formas de vida e pelo meio ambiente. As canções do grupo são transposições para instrumentos harmónicos modernos das escalas contidas nos cânticos que estão no centro das práticas vudu do Togo e do Benim.»

23 JUL, 02H30 @ SINES – AV. PRAIA

 

7 – Troker (México)

Uma das agradáveis supresas da WOMEX 2014 de Santiago de Compostela. Pujante combo mexicano que une a força do funk-rock e do hip hop com o jazz radical e frases musicais mariachi dominado por sopros que poderiam ter a assinatura de John Zorn se este tivesse nascido em Guadalajara. Quem vibrou em anos anteriores com Orquestra Típica Fernández Fierro ou Etruria Criminale Banda irá certamente gostar da energia de Troker.

22 JUL, 20H15 @ SINES – AV. PRAIA

 

8 – Guillaume Perret & The Electric Epic (França)

Já gravou pela Tzadik de John Zorn. Com o saxofone electrificado, Guillaume Perret constrói uma potente e estridente massa sonora de funk-jazz-metal que irá abanar as estruturas do Castelo.

22 JUL, 23H15 @ SINES – CASTELO

 

9 – La 33 (Colômbia)

Finalmente no nosso país, a enorme orquestra colombiana La 33 que se apresenta no FMM com uma dúzia de músicos, promete animar a Av da Praia com salsa dura, mambo, cha cha chá, boogaloo de veia nova-iorquina setentista à imagem de Fania All Stars.

22 JUL, 02H30 @ SINES – AV. PRAIA

 

10 – Pascals (Japão)

O Japão em Sines ou em Loulé continua a oferecer-nos extravagantes surpresas saídas do universo criativo da banda desenhada mangá. Desta vez, teremos a orquestra Pascals de 14 elementos, muitos deles com instrumentos de brincar que evocam o universo musical do francês Pascal Comelade. Pascals servem-nos um banquete sonoro de «composições próprias e versões de compositores como Nino Rota, Claude Debussy e Brian Eno, (…) baladas western, sambas, valsas, polcas e versões de canções pop».

25 JUL, 19H00 @ SINES – CASTELO

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend