Lunasa
Merry Sisters of Fate
(Resistencia / Sabotage)
Por mais que se tente revolucionar a m?sica tradicional de raiz celta, fundindo-a com sonoridades de outras etnias, com o rock, ou com a electr?nica, o melhor ? deixar tudo como est?, que est? bem. Projectos como o dos K?la, Peatbog Fearies, B?rach, Shooglenifty, Afro Celt Sound System, Cappercaillie e de Eliza Carthy na sua veia pop, nunca merecer?o outro estatuto que n?o o ep?teto entre razo?vel e com algum interesse. Enquanto algumas das propostas mais interessantes do territ?rio escandinavo apresentam-se sob o dom?nio da miscigena??o entre a raiz e a novidade de sujeito indefinido, a renova??o musical bem sucedida na Irlanda tem origem na pura e dura tradi??o.
N?o alterando um mil?metro ?quilo que j? tinham apresentado em 98, no ?lbum de estreia hom?nimo (e que era sublime), os L?nasa assumem-se como os filhos pr?digos da memor?vel Bothy Band de Donal Lunny e de Matt Molloy. Sem alterar a estrutura, o quinteto injecta sangue puro e irreverente nas veias de uma velha senhora que continua jovem, emotiva, capaz de correr de forma perfeita a v?rias velocidades, sem nunca perder o ritmo. Os L?nasa escrevem assim a mesma hist?ria de uma forma pessoal e actual. O contrabaixo do ex-Waterboys, Trevor Hutchinson, ? um dos principais protagonistas de uma sec??o r?tmica reformada, isenta do (quase) incontorn?vel Bodhran, e excelentemente bem complementada pelo guitarrista Donogh Hennessy. Ambos criam as funda??es ideais para que as flautas e gaitas irlandesas de Kevin Krawford e Cillian Vallely em m?tuo entendimento com o violino de Se?n Smyth, edifiquem as paredes e o telhado de uma casa irlandesa, concerteza, de novos tra?os arquitect?nicos, decorada aqui e ali por um clarinete ou uma ?lap steel guitar?, mas que se confunde com a t?pica paisagem rural.