Taj Mahal + Toumani Diabat?
Kulanjan
(Hannibal)
Kulajan ? o resultado da uni?o entre um homem do blues com quase meia centena de discos editados, Taj Mahal, e um dos maiores virtuosos do kora, Toumani Diabat? que, depois de aventuras com os Ketama, continua a senda de grava??es com m?sicos de outras latitudes. Este ? um disco que o blues man tinha desejo de fazer h? algum tempo, desde que visitou o Mali e ficou convencido que os seus antepassados se encontravam entre a grande fam?lia Kouyate (um dos cl?s principais de Griots do imp?rio Mandinga).
Kulajan ? acima de tudo o encontro feliz entre o blues e aquilo que ambos consideram ser o seu predecessor: duas das tradi??es que encontramos no Mali (a m?sica dos Griots – mais meditativa – e os ritmos wassoulou dos respeitados ca?adores, mais dan??vel, que marca a origem do funk). Um encontro entre a guitarra e os instrumentos que a precederam, o kora e ngoni. Uma viagem ?s raizes africanas do blues made in USA, decalcada num sentimento melanc?lico comum, feito de um serpenteado not?vel de cordas. Um casamento perfeito a que n?o faltam as damas donores, isto ?, mais seis m?sicos da mesma fam?lia ou casta, de onde se destaca um outro instrumentista de kora, Ballake Sissoko, homem que editou este ano com Toumani Diabat? o dueto de cordas New Ancient Strings. Os restantes m?sicos t?m aqui um papel importante sobretudo na interpreta??o de ritmos e melodias wassoulou atrav?s de kalamengoni (harpa dos ca?adores) e balofon (xilofone de madeira) e nas exuberantes vozes que parecem chegar ao c?u.