Discos

Drum’n’brass

Boban Markovic Orkestar
Live In Belgrade
Piranha / Megam�sica

King Naat Veliov & The Original Kokani Orkestar
Gypsy Folies
Plane / Megam�sica

Kokani Orkestar
Alone At My Wedding
Crammed / Megam�sica

Omnipresentes em qualquer celebra��o cigana de origem balc�nica, conforme � poss�vel constatar nos filmes do realizador Servo-croata Emir Kusturica, as brass bands s�o mais um espelho que reflecte a forma como os m�sicos desta etnia andarilha tornam extremamente flex�vel um formato simples (metais e percuss�es) que remonta �s herm�ticas bandas militares turcas do S�culo XIX. Como � poss�vel verificar em outro tipo de ensembles ou tarafs, os ciganos que cresceram sob a influ�ncia das mem�rias do Imp�rio Otomano s�o ex�mios a absorver melodias e ritmos de todos os quadrantes da “pangeia” balc�nica, mediterr�nica e asi�tica: Egipto, Turquia, Bulg�ria, Rom�nia, Maced�nia, Gr�cia, Kosovo, Rajast�o, Azerbaij�o e Ge�rgia.

Boban Markovic � uma esp�cie de Mohamed Ali do trompete. “Live In Belgrade”, gravado ao vivo no festival s�rvio de brass bands da localidade Guca, revela porque � que Markovic tem sido imbat�vel nos duelos de pesos pesados de brass bands que o evento anualmente promove h� j� mais de 40 anos, for�ando a organiza��o a impedi-lo de voltar a participar, depois de ter conquistado por diversas vezes o trompete de ouro (principal galard�o). Entre ritmos cocek, dan�as ora, uma composi��o de origem klezmer e a revisita��o dos inevit�veis cl�ssicos “Mesecina” e “Ederlezi”, a m�sica encorpada deste cigano S�rvio extravasa todas as fronteiras estil�sticas. Al�m da not�vel t�cnica de Markovic que ora se perde em improvisos jazz�sticos, ora em ex�mio controlo do f�lego, mantendo por mais de trinta segundos constante uma nota do seu trompete, de acrescentar ainda a atitude de banda indom�vel que nada deve � rudeza do rock e � crueza do funk, repescando por vezes ritmos de samba.

King Naat Veliov, outro ex�mio do trompete, abandonou o anterior projecto que liderava (a Kocani Orkestar), mas n�o conseguiu levar o nome da banda consigo. Facto que n�o o impediu mesmo assim de formar a Original Kocani Orkestar com familiares seus. O cl� Veliov, ciganos de origem turca, prosseguem a matriz de “L’orient Est Rouge” (terceiro �lbum da KO), introduzem a darbouka e deixam-se influenciar melodicamente cada vez mais pelo vento que sopra do continente Vermelho. Naat Veliov mant�m o seu instinto mort�fero de brincar com as constantes varia��es r�tmicas numa melodia de, por exemplo, um 5/8 para um 11/8, conferindo-lhe um estatuto de um dos mais virtuosos m�sicos ciganos a par de Markovic e Ferus Mustafov.

Al�m das habituais brass bands de fanfarra que se ocupam nas principais celebra��es ciganas de andar pelas ruas a conduzir os noivos e respectivas fam�lias aos devidos locais da cerim�nia (no caso de um casamento), existe ainda na Maced�nia a banda de banquete. Esta distingue-se da primeira pela inclus�o de darbouka, clarinete, banjo (tocado como um oud), acordi�o e um cantor � estrutura inicial (bombo, tambor e trompete e tuba). Al�m da base brass, a Kocani Orkestar de origem ganha uma dimens�o mel�dica e r�tmica turca / b�lgara mais acentuada, atrav�s de uma estrutura pop. No entanto, com a sa�da de Naat Veliov, esta forma��o perdeu uma certa capacidade explosiva e de improviso.

Next Article
pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend