Festivais

L Burro i l Gueiteiro: 5 dias de burricadas a partir desta quarta-feira

“L Burro I L Gueiteiro”, festival itinerante decorre este ano, de 22 a 26 de Julho, entre aldeias de Freixiosa e Vila Chã da Braciosa, no concelho de Miranda do Douro, que irá contar com a animação musical de Gaiteiros de Lisboa, Velha Gaiteira, Seiva, Tarna, Torga, Chulada da Ponte Velha, Orquestra de Foles, Sebastião Antunes e Luís Peixoto.

Organizado pela associação local AEPGA, conta ainda na co-organização, para além da Galandum Galundaina Associação Cultural, com a Câmara Municipal de Miranda do Douro.

O Festival Itinerante da Cultura Tradicional “L Burro I L Gueiteiro” surge como um esforço de revitalizar e valorizar dois elementos chave da cultura mirandesa – o Burro de Miranda e o tocador de Gaita-de-Fole -, bem como enfatizar a relação tradicional existente entre ambos – era o primeiro quem transportava o segundo até aos arraiais que este ia animar pelas diferentes aldeias do Planalto Mirandês. Assim, este Festival planeado ao longo de meses toma forma em 5 dias de itinerância pelas aldeias de Miranda, levando burros, gaiteiros, teatro, dança e música ao encontro das populações locais, geralmente desprovidas deste tipo de evento cultural.

Este Festival caracteriza-se ainda por ter uma dupla missão:mostrar o melhor do Planalto Mirandês e quebrar, ao mesmo tempo, o estereótipo de uma cultura parada no tempo. Bem pelo contrário, acreditamos que está em constante transformação e que temos, por isso mesmo, a responsabilidade de contribuir com actividades criativas e de qualidade que a estimulem. Isso significa trazer pedaços de outras culturas, mas também repensar o contacto com o que é de cá, e que continuamos a privilegiar.

É um evento a pensar em todos – miúdos e graúdos – os que gostam de caminhadas por percursos bonitos, de refeições apetitosas, de sestas burriqueiras, de oficinas instrutivas, de boa música e de muita festa. Por tudo isto, é ainda um festival familiar e relaxado, como se de um longo e preguiçoso Domingo em família, entre burros e ao som da gaita-de-fole se tratasse.

Programa

Quarta-feira, 22 de Julho de 2015
Local: Aldeia de Freixiosa

Das 21h00 às 00h00
Inscrições/recepção dos participantes
Abertura da XIII Edição “L Burro I L Gueiteiro”

22h00
Arraial Popular
Velha Gaiteira

****
Quinta-feira, 23 de Julho de 2015
Local: Aldeia de Freixiosa

10h00 Passeio com o Burro de Miranda ao som da gaita-de-fole
13h00 Piquenique no lameiro
14h30 Sesta Burriqueira
16h00 Continuação do Passeio
18h00 “Os Tocadores da Freixiosa” com a presença de Mário Correia do Centro de Música Tradicional Sons da Terra e Tiu Ângelo Arribas, tamborileiro e gaiteiro da Freixiosa
20h00 Jantar
22h00 Apresentação da peça “Fronteira”, um conto de Miguel Torga encenado pelos T.R.E.T.A.S. – Grupo de Teatro da Lérias Associação Cultural
Concerto de Tarna

****
Sexta-feira, 24 de Julho de 2015
Percurso entre a aldeia de Freixiosa e Vila Chã da Braciosa

10h00 Continuação do Passeio com o Burro de Miranda ao som da gaita-de-fole
13h00 Piquenique no lameiro
14h30 Sesta Burriqueira
16h00 Continuação do Passeio
18h30 Contos Viageiros e Histórias da Lú com Cláudia Fonseca e Luísa Rebelo pela Contabandistas de Estórias Associação Cultural
20h00 Jantar
22h00 Concertos
Grupo em confirmação
Seiva

*****
Sábado, 25 de Julho de 2015
Aldeia de Vila Chã da Braciosa

10h00 Ronda dos Mandiletes
Na companhia do Burro de Miranda, vamos descobrir, cheiros e sabores, saberes antigos, as artes e ofícios de outrora, o que nasce nas hortas, os palheiros e as amplas curraladas que em tempos albergaram extensos rebanhos e grandes manadas, vamos sentar-nos na soleira das portas e conhecer ditos e lendas contadas ao longo de gerações e as estórias que as gentes daqui têm para nos contarem…
13h00 Piquenique no lameiro
14h30 Sesta Burriqueira
16h00 Oficinas
– Tratamento e Conservação de palhetas com Henrique Fernandes, construtor de palhetas e músico de Lenga Lenga
– Flauta Pastoril com Pedro Almeida da Escola de Música Tradicional da Lérias – Associação Cultural e Tiu Ângelo Arribas, tamborileiro e gaiteiro da Freixiosa
– Danças Tradicionais Mirandesas com Suzana Ruano da Lérias – Associação Cultural
– Dança dos Pauliteiros
– Língua Mirandesa com António Bárbolo da Frauga – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote
– À Descoberta dos Pombais Tradicionais pela Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural
– Técnicas de Clown e Bufão pelo Bruno Lopes  performer, músico e artista conceptual
– Massajar com vagar com Madalena Martins e João Pedro Soares da ALBA- Associação Luso-Brasileira de Ayurveda
– Aula do Burro | Oficina de mimos e escovagem pela AEPGA – Associação para o Estudo e Proetcção do Gado Asinino
– Contos para as crianças e famílias – contos viageiros e histórias da Lú com Claúdia Fonseca e Luísa Rebelo pela Contabandistas de Estórias Associação Cultural
18h30 Lançamento e leitura encenada de alguns textos por Bruno Lopes do livro “Sultão, o burreco que veio de Miranda” de Isabel Mateus
20h00 Jantar
22h00 Concertos
Torga
Chulada da Ponte Velha
Orquestra de Foles

****
Domingo, 26 de Julho de 2015
Aldeia de Vila Chã da Braciosa

10h00 Continuação do passeio com o Burro de Miranda ao som da gaita-de-fole
13h30 Piquenique no lameiro
15h00 Sesta Burriqueira
16h30 Lameiro em festa
Sessão fotográfica “Cromos burriqueiros”, “Consultório de Contos” pela Contabandistas de Estórias Associação Cultural, Música e muito mais…!
19h00 Continuação do Passeio
20h00 Jantar
22h00 Concertos
Sebastião Antunes&Luís Peixoto
           Gaiteiros de Lisboa

E mais…!

Mostra de associações, artesanato e produtos locais:Associação P. E. D. Gaita-de-Foles | Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural | AEPGA – Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino | Lérias – Associação Cultural | Frauga – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote | Arterrarte …

Em permanência durante todo o Festival:

Exposição “Viagens Históricas dos Pauliteiros Mirandeses” , do Centro de Música Tradicional Sons da Terra, Antiga Escola Primária da aldeia de Freixiosa

Exposição “Gaiteiros da Terra de Miranda”, do Centro de Música Tradicional Sons da Terra, salão do povo da aldeia de Vila Chã da Braciosa.

 

MÚSICA

Velha Gaiteira

Velha Gaiteira nasceu no Paúl com o intuito de divulgar a gaita de fole transmontana e as percussões tradicionais da Beira Baixa. É um projecto de raiz tradicional cujo repertório serve como homenagem a todas as velhas gaiteiras que mantêm viva a música enquanto veículo de comunicação e expressão cultural e identitária. Os seus temas originais partem deste universo rural e pastoril para um novo caminho desbravado todos os dias ao som da gaita, da caixa, do bombo e dos adufes.

Ricardo Santos: gaita-de-fole
Hervê Freire: caixa beiroa
Zé Quezada: mouco beirão

www.facebook.com/velhagaiteira

* * *


Tarna

Nace en el año 2007 con el objetivo de elaborar un repertorio basado en la música de la tradición leonesa mas desconocida para el gran público, revitalizando dicho repertorio y dotándolo de un carácter mas contemporáneo. Fruto de esta iniciativa aparece su primer trabajo “Si esperaran las liebres…” (2010), un disco grabado en directo con el que alcanzan excelentes críticas en la escena folk nacional, y que refleja a la perfección su firme compromiso con la tradición. En su segundo trabajo, “El hombre que tenía una vaca” (2014), la naturaleza tímbrica del grupo sufre un profundo cambio y se percibe con claridad una gran madurez en el minucioso trabajo de arreglos y composición. Brittany Hass, Luke Plumb , Xoxé Antón Ambás o Ana Alcaide son algunos de los músicos de los que vienen acompañados en esta grabación, así como el genial poeta Juan Carlos Mestre.

Rodrigo Martínez: Whistles, gaitas, bouzouki y voz
Diego Gutiérrez: Voz, guitarras y armónica

www.tarna.info

* * *

Seiva

Seiva é folk de identidade portuguesa a mostrar a sua força vital. A misturar a oralidade rural e a urbanidade.
Seiva é olhar para dentro para procurar uma raiz cultural e musical e encontrar alma portuguesa nas canções de trabalho, nas romarias, nos adufes e pandeiros, nas canções de fé, na força dos bombos que fazem o coração bater mais forte. Nos ritmos que o tempo ainda não perdeu mas que se foi esquecendo. Sentir essa essência na viola braguesa, no cavaquinho, nas gaitas de fole mas também, no olhar em frente e no desbravar de novos caminhos, misturando electrónica e electricidade sem pudores nem purismos.
A nutrir o presente com o vigor do passado para abraçar o futuro.

Joana Negrão: Voz, Gaitas Portuguesas, Adufe, Pandeireta.
Vasco Ribeiro Casais: Braguesa, Cavaquinho, Gaitas Portuguesas, Adufe.
Rita Nóvoa: Percussões.

www.seivaonline.com

* * *

Torga

Um projecto que apresenta uma nova sonoridade dentro do panorama musical português, através da fusão de canções originais com diferentes estilos musicais englobados na música do mundo, mantendo o espectro da voz popular e da melodia tradicional.
As influências são fruto das diferentes experiências dos músicos que formam a banda: o historial de assimilação e apropriação das linguagens do Jazz, do Rock, do Pop e do Clássico, bem como o uso da electrónica em tempo real é canalizado para um Folk novo, bem articulado e consistente.
O repertório é composto de temas inéditos, contendo letras originais bem como obras poéticas musicadas de autores incontornáveis dentro da cultura Portuguesa. A carga sonora dos Torga é dramática e em consonância com o poder do espectáculo, garante a força festiva contagiando o espaço e o público.

Miguel Quitério: Voz, Gaita Galega, Gaita Transmontana e Flautas
Miguel Simões: Bouzouki
João Mendes: Percussões

www.facebook.com/torgamusic

* * *

Chulada da Ponte Velha

A Chulada da Ponte Velha é o resultado do interesse manifestado por vários músicos em retomar as práticas musicais do Douro Litoral, em especial as chulas dos descantes. O uso das violas do Norte, da rabeca chuleira e do violão ponteado caracterizam o som deste grupo.


* * *

Orquestra de Foles

A Orquestra de Foles é um projecto musical da Associação Gaita-de-Foles: uma formação composta por instrumentos tradicionais onde se incluem meia dúzia de gaitas e um quarteto de percussão. Jogando com ritmos improváveis, arranjos arrojados e reportório diversificado, é um grupo capaz de, com um sopro, levar a gaita-de-foles ao lugar de destaque que merece. Na rua ou no palco, esta sinfonia de foles, ponteiros, roncos, peles e aros, promete o rigor de uma orquestra com a irreverência dos gaiteiros.

Na Imprensa, o CD da Orquestra de Foles teve a avaliação de 4 estrelas na revista Blitz: “Sim, há aqui tradição, mas com sangue novo…e quente!” António Pires, Julho 2015

Vídeo promocional | www.facebook.com/OrquestraFoles

* * *

Sebastião Antunes e Luís Peixoto

Sebastião Antunes, mentor do grupo Quadrilha, inicia a sua carreira em 1993, com o álbum “Contos de Fragas e Pragas”, onde começa um percurso apoiado nas raízes da tradição portuguesa, com incursões à música pop, e muitas influências vindas da então chamada Música Celta proveniente da Galiza, Irlanda, Escócia e Bretanha. Nos últimos anos, Sebastião Antunes passou a integrar nos seus espectáculos muitas influências da música proveniente do Norte de África, particularmente a que nasce dos povos do Deserto do Sara. Ultimamente tem feito espectáculos de parceria com a cantora Mariem Hassan.

Luís Peixoto é multi-instrumentistas de cordofones, compositor e produtor musical. Na sua carreira musical encontramos projetos como Dazkarieh, Sebastião Antunes & Quadrilha, Realejo, Assembly Point, Anxo Lorenzo Band, Companhia Clara Andermatt ou Júlio Pereira, passando também por colaborações em estúdio e ao vivo a nível internacional como Korrontzi, Kepa Junkera, Fernando Barroso, Riu, Fetén Fetén ou Flook.

* * *

Gaiteiros de Lisboa

Poucos serão os nomes na música portuguesa que reúnam um tão generalizado e sólido consenso como o dos Gaiteiros de Lisboa. A sua história tem sido feita de abertura, de imaginação e de um sucesso só explicável com a qualidade. Os Gaiteiros de Lisboa nasceram em 1991 pela mão de Paulo Marinho, o homem da gaita-de-foles nos Sétima Legião. Atualmente, integram os Gaiteiros os músicos Carlos Guerreiro, José Manuel David, Pedro Calado, Paulo Marinho, Pedro Casaes e Rui Vaz, um verdadeiro grupo de luxo feito com gente que ostenta uma experiência rica que toca nas carreiras de nomes grandes da música portuguesa como José Afonso, Sérgio Godinho, Vitorino, Amélia Muge, Rui Veloso, Sétima Legião ou Adufe. Ou seja, um vasto campo que se estende do rock ao jazz passando ainda pelas músicas tradicionais.

www.facebook.com/gaiteirosdelisboa

* * *

TEATRO E CONTADORES DE HISTÓRIAS

Fronteira”, pelos T.R.E.T.A.S.

“Quando a noite desce e sepulta dentro do manto o perfil austero do castelo de Fuentes, Fronteira desperta.”
A partir do conto homónimo de Miguel Torga, “Fronteira” retrata a luta pela sobrevivência à margem da lei, numa terra hostil carregada de penedias. O contrabando torna-se o centro da acção e as fronteiras entre o dever da lei e o amor desvanecem-se junto à linha invisível que separa duas nações, que separa Fronteira de Fuentes.

Trailer da peça

* * *

Contabandistas de Estórias Associação Cultural apresentam:

Contos Viageiros. Cláudia Fonseca traz na sua bagagem histórias de lá e de cá, de muitos lugares e tempos, contos tradicionais e de autor, cantigas, histórias de família, casos, de que gosta muito e que mistura aos contos que conta.

Consultório de Contos. Um espaço sossegado, uma recepcionista peculiar com um livro de marcações à entrada, um terapeuta cheio de histórias na memória e pacientes com muitas e variadas maleitas…
Qualquer pessoa que tenha um problema e que esteja à procura de cura sem efeitos colaterais pode se dirigir ao consultório e marcar uma consulta. Na hora combinada é atendida pelo terapeuta de serviço, com quem fala do seu problema. O contador terapeuta conta-lhe um conto que com toda a certeza o ajudará a cura-se de imediato do que quer que se queixe! O paciente recebe ainda uma receita personalizada, com o nome do medicaconto e a posologia.

Mais informações no site da AEPGA

 

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend