TOQUES DO CARAMULO | (C) Mário Pires
O Contagiarte, nobre antro nocturno da invicta que tem dado todas as quintas-feiras valentes dietas de folk’n’roll, organiza, a partir de hoje e até ao próximo sábado, a quarta edição do Festival de Música Tradicional “Granitos Folk”.
Os portuenses PÉ NA TERRA do gaiteirinho RICARDO COELHO e de CRISTINA CASTRO (membros dos LUMEN), vencedores do primeiro concurso folk / world organizado pelo Contagiarte (ver reportagem do camarada Pires) abrem o primeiro dia de actividades, fazendo a primeira parte de MANDRÁGORA. Outra banda que joga em casa. De acordo com aquilo que foi possível ouvir há umas semanas atrás (no Museu de Arqueologia em Lisboa), o quinteto ‘prog-jazz-folk’ está a afastar-se cada vez mais da música tradicional, alimentando-se dos drones tensos e sónicos de SÉRGIO CALISTO, de encorpadas linhas de baixo (que bem que fez a entrada do SERRADOR na banda) e do denso e sexy saxofone da FILIPA SANTOS, levando o colectivo, por vezes, para territórios inexplorados do ‘pós-folk’.
Amanhã há virtuosismo ‘trad’ a rodos com os muito bem oleados TOQUES DE CARAMULO e seu ‘puro folk serrano’ do concelho de Águeda e o jazz manouche, simples, mas muito bem dedilhado e ritmado dos COMCORDAS de Castelo Branco.
Ao terceiro dia (8 de Junho), o trio COMCORDAS expande-se para o formato quinteto e, com SUSANA RIBEIRO (violino) e RUI BARATA (acordeão), formam um novo projecto sediado em Castelo Branco: os VENTOS DA LÍRIA. Grupo que deverá causar uma certa indigestão ao sector mais extremista do MRPP (Movimento Radical Pastoril Português), dado oferecer-nos uma dieta de sonoridades “celtas”, inflectir pelo tango de PIAZOLLA e fazer um flic-flac pela loucura balcânica de KUSTURICA. Seguem-se os NO MAZURKA BAND de PAULO PEREIRA (dos UXU KALHUS) que, como o próprio nome indica, orgulham-se de mandar às malvas as mazurcas e todo o tipo de danças europeias (se bem que até tocam uma valsinha, mas de Trás-os-montes) montam o baile ‘tuga’ com viras, corridinhos, jotas, repasseados, passo dobles e rumbas.
O Granitos termina no dia 9, sábado, em ambiente de desbunda total com as danças europeias da MOSCA TOSCA e a libertinagem desgovernada (mas muito humanizada) do BAILEBURDIA. Se o ANDRÉ VENTURA (RONCOS DO DIABO) aparecer por lá, é provável que haja forte dose de DEEP PURPLE para gaita-de-foles transmontana. Façamos figas.
[act.]
Obrigado pelo link, camarada!!!
Olá Rapaz,
pois… se não fosse o teu texto ficávamos sem saber o que se tinha passado nessa noite. Há-que referenciar sempre o serviço público.