MARCELO D2
O Maré de Agosto, realiza a sua XXIII edição entre os dias 23 e 26 de Agosto como habitualmente ao largo das águas quentes da Praia Formosa da Ilha açoreana de Santa Maria. Este é um dos mais emblemáticos e antigos festivais do nosso país, que já dobrou a idade adulta dos 20 anos, cujas noites parecem não ter fim e onde se concentram uma organização que mistura sangue novo com experiência (aló RICARDO, ROBERTO e LUÍS BETTENCOURT), um cartaz extremamente ecléctico, uma imprensa interessada e que vibra com os grandes executantes e as novas descobertas musicais (aló pessoal da RDP Açores) e uma assistência atenta e muito interessada por música (coisa que vai sendo cada vez mais rara nos tempos que correm).
A recepção a todos aqueles que se deslocam das restante oito ilhas do arqupélago dá-se, no dia 23, com a “Spirrit” Welcome Party no Palco Maré, ao som do kuduro progressivo da BURAKA SOM SISTEMA (meia-noite) e do house do DJ LUÍS LEITE + DOUBLE FACE (duas da manhã).
A 24 de Agosto, o mesmo palco (Maré) recebe taikos japoneses dos GOCOO (22h30), a o blues, rock e a folk americana dos TISHAMINGO (00h30) de Athens – Georgia (terra dos R.E.M.) e DJ MISS BLONDIE (02h00). No mesmo dia, o Espaço castelo será o ponto de encontro para um passeio pedestre de observação da natureza mariense (14h00) e o local onde se realizará um workshop de percussão pelos TOCÁ RUFAR (17h00) e o exercício cada vez mais consistente e criativo de swing-folk-rock-progressivo pelos portuenses MANDRÁGORA (02h00).
No dia 25 há ritmos afro-venezuelanos de LUISITO QUINTERO (22h30), os “azuis” amadurecidos de RUI VELOSO (00h30) e a música de dança de DJ PIMPZTRESS RAH (02h00), no Palco Maré. No Espaço Castelo abrem-se as portas a novas bandas – NOVA GERAÇÃO; SPINAL TRIP; MASSIVE SOUND OF DISORDER (a partir das 14h), há também nova sessão de trabalhos de percussão com o TOCÁ RUFAR (17H) e jazz nacional com a banda de YURI DANIEL (02H00)
O último dia de festividades (26) do Palco Maré, promete forte “skazada” com a NEW YORK SKA-JAZZ ENSEMBLE (22h30), hip hop samba made in Brasil sempre à procura da batida perfeita com o carioca MARCELO D2 (00h30) e mais uma sessão de dança agora com a DJ TÂNIA PASCOAL (Portugal). Além de nova sessão dedicada a novos projectos com SOMCOOL, OPPRESSIVE e PSY ENEMY (a partir das 14h00) e do terceiro workshop do TOCÁ RUFAR (17h00), o Espaço do Castelo encerra as actividades com mais uma prestação festiva da KUMPANIA ALGAZARRA (02H00).
Nos quatro dias de Maré de Agosto, a Ermida de Santo Amaro recebe ainda a exposição de fotografia “Altas-luzes” de Rita Carmo.