HEDNINGARNA em Plasencia
Parece incrível mas, no penúltimo fim-de-semana de Agosto, não há nenhum festival “folk / world” no continente (só há Maré de Agosto na Ilha de Santa Maria). Para quem quer continuar a viajar continuamente pelo ciclo de fins-de-semana que passa pela Póvoa do Varzim, Atalaia (ou Sortelha) e, quem sabe, pelo grande Porto (não, não é o Intercéltico…), pode rumar a Plasencia (na deputacion de Cáceres, a cerca de 400 kms de Lisboa) entre os dias 23 e 25 de Agosto e conferir um notável cartaz de três dias com entradas gratuitas. No XII Festival Internacional Folk de Plasencia poderão assistir a algum do sangue novo da excelsa e dinâmica movida “folk” espanhola. Porventura, uma das mais fortes da Europa, capaz de ombrear com a efervescência nórdica. No primeiro dia (quinta-feira, 23), os extremadurenses L-MENTO (pesquisadores das tradições medievais mediterrânicas) e os galegos BONOVO (com uma bateria que debita ritmos de dança e sanfona em distorção que faz de guitarra eléctrica) aquecem a noite para a jovem banda basca KORRONTZI, papa-concursos cuja proposta musical extremamente dançável assenta invariavelmente no virtuosismo do tocador da trikitixa (de Agus Barandiaran) e do “drone” da alboka. No dia seguinte, os veteranos ACETRE da “nossa” Olivença (sim, aquela localidade junto a Badajoz que a Espanha anexou no sec. XIX) apresentam um novo disco, “Dehesario”. Antes daquela que é, provavelmente, a mais rica, sofisticada e interessante formação da folk galega da actualidade, leia-se BERROGÜETTO, há ainda TRENCACLOSQUES da comunidade valenciana (tiques celtas e profundidade medieval com performance teatral) e LA JAMBRE da Andaluzia (que pegam em tradições locais que “coexistiram com o flamenco até serem desprezadas pela vitalidade deste”). E no sábado, 25, a Torre Lúcia será derrubada pela força dos amigos do “drone”. Os tripeiros MU (SÉRGIO, é de facto um grande galo estares neste dia nos Açores com os MANDRÁGORA e não poderes mostrar a tua Moraharpa ao ANDERS) partilham o palco com os polacos WARSAW VILLAGE BAND e com o agora quinteto masculino HEDNINGARNA. Um verdadeiro luxo.
Já agora, para todos aqueles que ficaram a pensar no trajecto que têm de fazer de vossas casas até Plasencia, aconselha-se a visita ao completíssimo blog El Rincón del Jarramplas onde poderão ver vídeos e escutar temas de (quase) todos os grupos que participam num dos mais interessantes festivais “folk” de Espanha.
Então Luis!?? Estou a ver que sines tb foi maravilhoso para ti…falaremos disso depois. Só para avisar que estou a organizar uma caravana com carros. A partida é de Abrantes sexta dia 24 às 18:00 ( malta q já trabalha) e pelos vistos havemos de ser mais de 20 c vinho de pias e muitos enchidos de porco preto…Andor que se faz tarde e é tão perto. Abraço
Olá Hugo,
Vocês, afinal, vão para um festival ou para um casamento? 😀 Estão a pensar ficar por lá duas noites ou ainda voltam na noite de sábado?
Presumo que querem também ir ver Berrogüetto… temos de combinar isso melhor.
grande abraço