A Associação Cultural F.I.C.A. promove entre e amanhã, na localidade alentejana de Estremoz, o festival “TradiSons” que “pretende promover as músicas e danças que têm a sua raiz na cultura tradicional/ popular portuguesa, para além da relação das artes tradicionais com a modernidade e com outras culturas na sociedade contemporânea.”
Logo à noite é possível assistir-se ao visionamento do filme “Arritmias” de TIAGO PEREIRA, que oferece a todos aqueles que se deslocaram ao Até Jazz Café uma “viagem musical da história do Festival Andanças e seus participantes através da desconstrução do ritmo”.
Amanhã, CÉSAR PRATA (CHUCHURUMEL) recupera “uma prática que quase caiu no esquecimento” através do espectáculo “Canções do Ceguinho”. Histórias violentas de sangue, faca e alguidar outrora cantadas por invisuais.
Segue-se o projecto “A Rusga” que “tem “como ponto de partida as recolhas de música tradicional portuguesa efectuadas por Michel Giacometti, Fernando Lopes-Graça e José Alberto Sardinha, entre outros” e que procura estabelecer uma “possível ligação entre o tradicional e o comtemporâneo”. As festividades encerram com um baile tradicional servido pelo acordeão de CELINA DA PIEDADE.