Os FREI FADO D’EL REI (na foto) que editaram recentemente o álbum “Senhor Poeta” de tributo à obra de JOSÉ AFONSO, abrem já esta sexta-feira o ciclo de Outono do 5º Festival de Expressões Ibéricas de Alcochete (no Fórum Cultural desta localidade da margem sul do Tejo), que se realiza entre os dias 12 e 27 de Outubro.
No dia seguinte (13 de Outubro), muita atenção para o octeto basco LANTZ que reúne uma congregação de experimentados músicos que já passaram por significativos projectos do norte de Espanha, como XARNEGE e ALBOKA. Nesta noite iremos poder escutar o renovado folclore em língua euskera e tradições dos Pirinéus com arranjos modernos (com uso de electrónica) com tiques oníricos do “celtismo” britânico.
Na sexta-feira da semana seguinte (dia 19 de Outubro), os DAZKARIEH prometem bater o recorde de 25 minutos da versão mais longa de “Vitorina”, pondo a agora a fasquia na meia-hora. Mais uma noite que promete ser sónica e electrizante.
No último sábado do mês (dia 27 de Outubro), esta quinta edição do Festival de Expressões Ibéricas encerra com um quarteto de músicos espanhóis sediados na Holanda. Os MUYAYOS DE RAÏZ prometem uma noite de grande pândega com danças galegas, bascas, libertinagem cigana e reggae em formato de celebração klezmer em sexta velocidade.
Do programa disponível no site do Município de Alcochete, consta também uma exposição fotográfica de JOSÉ AFONSO (organizada em parceria com a AJA) patente nestes quinze dias na Galeria Municipal dos Paços do Concelho. Haverá também oficinas de instrumentos tradicionais para crianças por Júlio Arribas e ateliers de leitura a cargo da Andante Associação Artística.