Entrevistas

[entrevista] Warsaw Village Band: a barb?rie da Mas?via

A Warsaw Village Band ? uma das maiores sensa??es da folk do Mar B?ltico da actualidade. Passaram pelo FMM de Sines em Julho passado e, h? poucos dias, lan?aram o seu terceiro ?lbum, “Uprooting” (distribuido em Portugal pela Megam?sica). ? prov?vel que o sexteto polaco regresse ao nosso pa?s, em Mar?o de 2005, para se apresentar ou em Lisboa ou no Porto. Para j?, fiquem com excertos da entrevista ao violinista Wojtek Krzak. Amanh? publicarei o texto integral.

Tradi??o Musical na Mas?via

Toda a m?sica m?sica na Mas?via ? proveniente dos tempos medievais, mas os interpretes s?o cat?licos ortodoxos. Nunca pensaram em paganismo.

A vida social nesta terra era muito dura. A Mas?via sempre foi uma das partes mais pobres da Pol?nia. Por isso ? que a sua m?sica ? t?o dura e t?o b?rbara. As pessoas n?o tinham dinheiro nem oportunidade para ver se deslocar e para ver o mundo al?m Mas?via. Inevitavelmente, era uma sociedade fechada. ? por isso que temos nesta ?rea uma tradi??o ? base do violino e da percuss?o porque eram os instrumentos mais baratos.

Na Mas?via, em celebra??es como casamentos, o mais importante era o violino. Toda a gente podia tocar ritmos b?sicos de percuss?o. N?o era t?o importante porque toda a gente sabia como tocar.
Apenas vejo influencias medievais nesta m?sica. O mesmo acontecia com o baixo. O ritmo era simples.

O Mar B?ltico

Sempre houve muita influ?ncia da Su?cia na Pol?nia, devido ?s sucessivas guerras entre ambas as partes. H? seiscentos ou setecentos anos atr?s, um ex?rcito sueco ocupou parte da actual Pol?nia escutou a m?sica da Mas?visia e introduziram algumas das suas dan?as na Su?cia. ? por isso que os suecos t?m na Su?cia a Polska [que quer dizer polaco na l?ngua sueca]. H? uma hist?ria incr?vel de invernos muito rigorosos. Nessa altura, o mar B?ltico encontra-se completamente gelado e as pessoas caminham atrav?s do gelo. No meio do mar B?ltico foi constru?do um bar que recebia pessoas oriundas de ambas as margens que cantavam e tocavam. Facto que explica toda essa troca de influ?ncias.

?White Voice?

A ?White Voice? ? a forma mais natural de canto na Pol?nia oriunda das montanhas. Toda a gente consegue cantar assim, seja na montanha ou na plan?cie. ? a maneira mais f?cil de cantar. E a mais popular. Tem ? de ser cantado bem alto e bem projectado.

Tocar simples e de forma intensa

Por vezes, quando oi?o Ali Farka Tour? a tocar njarka, isto ?, um instrumento simples de apenas uma corda, sinto-o como se fosse o Jimi Hendrix. N?o ? preciso adicionar mais nada ao seu instrumento, ? forma como toca. Esta ? a maior for?a da Warsaw Village Band. Tocamos instrumentos esquecidos como a Suka polaca.

A Promo??o via BBC e WOMEX

O pr?mio da BBC foi para n?s uma agrad?vel surpresa e, sobretudo, uma boa forma de promo??o. Foi como uma porta de entrada para o resto do mundo, tal como a poss?bilidade de tocarmos no WOMEX, Nunca pensamos em ser estrelas da ?world music?, em tocarmos em grandes festivais. H? bandas que n?o tocam muito bem, mas tem um bom ?background?. N?s estamos no in?cio. Agora temos mais chances de tocar em v?rias partes do mundo.

Previous ArticleNext Article
pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend