Entrevistas

[entrevista] Warsaw Village Band: a barb�rie da Mas�via

A Warsaw Village Band � uma das maiores sensa��es da folk do Mar B�ltico da actualidade. Passaram pelo FMM de Sines em Julho passado e, h� poucos dias, lan�aram o seu terceiro �lbum, “Uprooting” (distribuido em Portugal pela Megam�sica). � prov�vel que o sexteto polaco regresse ao nosso pa�s, em Mar�o de 2005, para se apresentar ou em Lisboa ou no Porto. Para j�, fiquem com excertos da entrevista ao violinista Wojtek Krzak. Amanh� publicarei o texto integral.

Tradi��o Musical na Mas�via

Toda a m�sica m�sica na Mas�via � proveniente dos tempos medievais, mas os interpretes s�o cat�licos ortodoxos. Nunca pensaram em paganismo.

A vida social nesta terra era muito dura. A Mas�via sempre foi uma das partes mais pobres da Pol�nia. Por isso � que a sua m�sica � t�o dura e t�o b�rbara. As pessoas n�o tinham dinheiro nem oportunidade para ver se deslocar e para ver o mundo al�m Mas�via. Inevitavelmente, era uma sociedade fechada. � por isso que temos nesta �rea uma tradi��o � base do violino e da percuss�o porque eram os instrumentos mais baratos.

Na Mas�via, em celebra��es como casamentos, o mais importante era o violino. Toda a gente podia tocar ritmos b�sicos de percuss�o. N�o era t�o importante porque toda a gente sabia como tocar.
Apenas vejo influencias medievais nesta m�sica. O mesmo acontecia com o baixo. O ritmo era simples.

O Mar B�ltico

Sempre houve muita influ�ncia da Su�cia na Pol�nia, devido �s sucessivas guerras entre ambas as partes. H� seiscentos ou setecentos anos atr�s, um ex�rcito sueco ocupou parte da actual Pol�nia escutou a m�sica da Mas�visia e introduziram algumas das suas dan�as na Su�cia. � por isso que os suecos t�m na Su�cia a Polska [que quer dizer polaco na l�ngua sueca]. H� uma hist�ria incr�vel de invernos muito rigorosos. Nessa altura, o mar B�ltico encontra-se completamente gelado e as pessoas caminham atrav�s do gelo. No meio do mar B�ltico foi constru�do um bar que recebia pessoas oriundas de ambas as margens que cantavam e tocavam. Facto que explica toda essa troca de influ�ncias.

�White Voice�

A �White Voice� � a forma mais natural de canto na Pol�nia oriunda das montanhas. Toda a gente consegue cantar assim, seja na montanha ou na plan�cie. � a maneira mais f�cil de cantar. E a mais popular. Tem � de ser cantado bem alto e bem projectado.

Tocar simples e de forma intensa

Por vezes, quando oi�o Ali Farka Tour� a tocar njarka, isto �, um instrumento simples de apenas uma corda, sinto-o como se fosse o Jimi Hendrix. N�o � preciso adicionar mais nada ao seu instrumento, � forma como toca. Esta � a maior for�a da Warsaw Village Band. Tocamos instrumentos esquecidos como a Suka polaca.

A Promo��o via BBC e WOMEX

O pr�mio da BBC foi para n�s uma agrad�vel surpresa e, sobretudo, uma boa forma de promo��o. Foi como uma porta de entrada para o resto do mundo, tal como a poss�bilidade de tocarmos no WOMEX, Nunca pensamos em ser estrelas da �world music�, em tocarmos em grandes festivais. H� bandas que n�o tocam muito bem, mas tem um bom �background�. N�s estamos no in�cio. Agora temos mais chances de tocar em v�rias partes do mundo.

Previous ArticleNext Article
pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend