GAITEIROS DE LISBOA | (C) Mário Pires
O Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) que deste 1966 desenvolve “um exaustivo trabalho de recolha, tratamento e divulgação das manifestações tradicionais”, organiza entre os dias 13 de Abril 28 de Maio as XII Jornadas de Cultura Popular, com diversos espectáculos, para além de um fórum de discussão denominado “A Música Tradicional Portuguesa – Velhos Trilhos, Novos Rumos”.
Os dois primeiros dias (13 e 14 de Abril), serão preenchidos com o “espaço de discussão destinado ao público em geral, tendo particular interesse para todos os que estudam a música tradicional portuguesa, que a criam ou praticam”. Mário Correia (Sons da Terra), Domingos Morais (Escola Superior de Teatro e Cinema), Manuel Rocha (Conservatório de Música de Coimbra), Sérgio Godinho, Júlio Pereira serão alguns dos oradores presentes nos painéis “A música todos os dias” (sobre a pertinência das recolhas da actualidade), “A Educação pela Música” (que reflecte o destaque que vem sendo dado à Música Tradicional nos currículos do Ensino Básico) e “Tradição e Modernidade” (onde se discutirá o potencial criativo e os novos trilhos destas músicas). À noite, haverão espectáculos com os GAITEIROS DE LISBOA (13 de Abril) e um espectáculo musical pelo GEFAC (14 de Abril). Ambos no TAGV de Coimbra.
Outras actividades até 18 de Maio:
21 Abril, 21h, Teatro-Cine de Pombal
Espectáculo “A Água Dorme de Noite”, pelo GEFAC. “A partir do tema base – o mar – desenvolvemos uma teia de relações estéticas a nível do teatro, da dança, da música e do vídeo, que nos ligavam, de modo coerente, à raiz fundadora do grupo: a cultura popular portuguesa”.
24 de Abril 21.30, TAGV, Coimbra
ZECA MEDEIROS E MARIANA ABRUNHEIRO apresentam o disco “Torna Viagem” (vencedor do Prémio José Afonso 2004)
30 de Abril a 2 de Maio, 21.30, Teatro da Cerca de São Bernardo, Coimbra
“Comédia do Verdadeiro Santo António que Livrou seu Pai da Morte em Lisboa”
4 de Maio, 22.00,Salão Brazil, Coimbra
DIABO A SETE em vésperas de editar o seu primeiro álbum
11 de Maio, 22.00,Salão Brazil, Coimbra
QUARTO MINGUANTE entre a música popular portuguesa, Victor Jara, o klezmer e a rembetika.
18 de Maio, 22.00, Salão Brazil, Coimbra
SEGUE-ME À CAPELA (a confirmar) e a revolução vocal no feminino da música tradicional portuguesa.
28 de Maio, 21.30, TAGV, Coimbra
JOÃO PAULO ESTEVES DA SILVA E QUINÉ (responsável pela direcção musical do GEFAC) apresentam o disco “Memórias de Quem”, editado em Fevereiro pela Clean Feed/Trem Azul.
Consulte a programação completa em PDF no site do GEFAC.