A Câmara Municipal de Alcochete promove, pelo quarto ano consecutivo o Festival de Expressões Ibéricas que, como o próprio nome indica, promove o encontro entre a folk feita em Portugal com a das diferentes regiões de Espanha (sobretudo as que se encontram mais a norte).
As festividades arrancam no próximo sábado, dia 13, com a actuação dos LOS DULZAINEROS de VALLADOLID (18h) no Largo de São João. Mais tarde (21h30) a pequena igreja da misericórdia recebe a música medieval e cortesã de DÚLSICA (Castela e Leão).
No fim de semana seguinte, haverá uma oportunidade rara de ver a sul do Tejo um projecto folk do Porto. Os LUMEN (projecto nascido da dissolução dos ROLDANA FOLK) apresentam no Fórum Cultural de Alcochete (sexta-feira, dia 19 de Maio) o recém editado disco “Fogo Dançante”.
As festividades encerram, um dia depois, com Arruada transmontana com FOLE DE GAITAS (Trás-os-Montes), por volta das 10h30 da manhã. À tarde (17h00) PAULO PRETO (um dos membros de GALANDUM GALUNDAINA) apresenta Rimances Mirandeses na Igreja da Misericórdia/Núcleo de Arte Sacra. Logo depois (18h00), haverá nova arruada transmontana. À noite, o Fórum Cultural volta a abrir as portas para receber músicas e danças dos Pirinéus pelos ORBELA (País basco).