MANUEL LOPES ANDRADE, puto maravilha da música gravada actualmente em Cabo-Verde, comummente conhecido por TCHEKA, regressa ao nosso país para apresentar o seu último álbum “Longi”, disco produzido pelo brasileiro LENINE que confere um cariz cada vez mais global e experimental à música de Santiago. Para além do espectáculo (já anunciado neste espaço) em Aveiro, no Festival Sons em Trânsito (a 30 de Novembro), TCHEKA apresenta oficialmente este seu terceiro disco, a 17 de Novembro, no Cinema São Jorge em Lisboa. A par destes dois grandes concertos, haverão ainda vários showcases em Fnac’s da zona da grande Lisboa: No Colombo (já esta sexta-feira, às 18h), Em Almada (11 de Novembro, às 17h), no Chiado e na recém-inaugurada loja de Alfragide (a 20 de Novembro, às 18h30 e 21h, respectivamente). Durante este mês e o próximo, TCHEKA efectuará cerca de uma dúzia de espectáculos em França, Eslovénia, República Checa, Japão, Bélgica e Holanda. A acompanhar TCHEKA estarão LÚCIO VIEIRA (baixo) e MARCOS ALVES (percussão) e RUBEN ALVES (acordeão, como convidado especial).
Concertos
TCHEKA em Lisboa, Aveiro e Fnac’s
Previous ArticleWorld Music Summer Quiz VII (perg. #692)
Como tive o prazer de dizer a Tcheka a 17 de Novembro no São Jorge em Lisboa, o que amo na música dele é que ele leva a música em direcção ao céu, ou seja, ele acrescenta à música africana, telúrica, rítmica, fogosa, uma dimensão etérea, um mel celeste, e outra coisa: a forma como compõe e como toca são de tal forma orgânicas e interiores que só podem ser uma questão de alma, fundo mesmo. És um príncipe das ilhas, um abençoado! Mereces dar a volta ao mundo várias vezes, sem perderes a humildade…
Olá Elisa,
obrigado pelo seu comentário.
Além do Tcheka ser um escritor de canções com um lado cinemático muito vincado, é um guitarrista como nunca vi. Empolga qualquer pessoa o vê tocar. Tive imensa pena de não o ver no São Jorge, nem num dos show cases do chiado e de alfragide. Espero vê-lo no final do mês em Aveiro. Imperdível.
apareça sempre