Rotas & Rituais – O Povo das Estrelas é o nome do festival de cultura cigana que se realiza em Lisboa, no âmbito das Festas da Cidade, entre os dias 24 de Junho e 3 de Julho, no Cinema São Jorge e no Padrão dos Descobrimentos. Durante semana e meia haverá exposições de pintura, fotografia, mostra de trajes femininos, conferências, ateliers para crianças, teatro infantil, um ciclo de cinema dedicado ao realizador Tony Gatlif (serão exibidos os filmes “Les Princes, Gadjo Didlo, Transylvania, Exils, Latcho drom) e música de inspiração cigana da vizinha Espanha ao leste da Europa.
A 1 de Julho e, conforme já havíamos anunciado há uns meses, os romenos Fanfare Ciocarlia apresentam o seu projecto Queens and Kings (que passou em 2007 pelo Avante e pelo Sons em Trânsito de Aveiro) com uma grande constelação de estrelas da música cigana: Saban Bajramovic (Sérvia), Esma Redzepova (Macedónia), Jony Iliev (Bulgária), Ljiljana Butler (Bósnia), Dan Armeanca (Roménia), Mitsou (Hungria), Kaloome (França), Kal (Sérvia) e Florentina Sandu (Roménia).
A 2 de Julho teremos os sérvios Kal que representam o lado mais roqueiro e electrónico da música cigana de leste e os veteranos franceses Bratsch (que passaram há largos anos pelo Teatro da Trindade).
No último dia, 3 de Julho, haverá oportunidade de apreciar um dos mais interessantes projectos espanhóis da actualidade. São os Son De La Frontera que recentemente conquistaram o prémio de “World Music” da BBC Radio 3 referente à categoria de melhor projecto europeu.
Todos os espectáculos realizam-se no Cinema São Jorge e as entradas custam 10€ / dia.