Quadro de Honra

Pedro Jóia vence Prémio Carlos Paredes

pedrojoia.jpgO álbum “À Espera de Armandinho”, de Pedro Jóia, conquistou o Prémio Carlos Paredes por unanimidade. Um galardão atribuído desde há seis anos a esta parte pela Câmara de Vila Franca de Xira a obras de música instrumental, não erudita, criada por músicos portugueses, no ano anterior, que já premiou distintos artistas como Mário Laginha, Bernardo Sassetti e Mandrágora.

Ao prémio, com uma dotação de 2.500 euros, concorreram cinco projectos, que foram apreciados por um júri constituído pelo poeta José Jorge Letria e o maestro Pedro Osório, da Sociedade Portuguesa de Autores, o crítico de música Ruben de Carvalho e o compositor e músico Pedro Campos.

Em “À espera de Armandinho”, editado pela HM Música em Junho do ano passado, Jóia interpreta 12 composições de Armando Augusto Freire (1891/1946), que ficou conhecido por Armandinho.

“O desafio foi precisamente tornar audíveis e sonoramente agradáveis os temas criados para guitarra portuguesa, numa sonoridade diferente proporcionada pela guitarra clássica”, disse à Lusa Jóia, acrescentando ter mergulhado “em absoluto no universo de Armandinho”.

“Escolhi os temas que se apropriavam mais à transcrição da guitarra portuguesa para a clássica, havendo alguns que são emblemáticos da sua produção musical”, disse.

Segundo Jóia, na música de Armandinho “há ornamentos musicais e andamentos muito rápidos que são difíceis de passar para a guitarra clássica”.

O anúncio do Prémio Carlos Paredes antecede a partida de Jóia para o Brasil onde, no âmbito das comemorações dos 200 da Chegada da Corte Portuguesa àquele país, irá realizar uma série de recitais.

Ainda este ano, prevê realizar, em Novembro, um concerto na Casa da Música com a Orquestra de Câmara Portuguesa, que repetirá em Janeiro, em Lisboa, no Centro Cultural de Belém.

Fonte: Lusa
Foto (c) Mário Pires

Previous ArticleNext Article

1 Comment

  1. Pedro Joia & Orquestra Meridional
    Dia 03 de Dezembro | Porto | Casa da Música
    Dia 17 de Janeiro | Lisboa | Grande Auditório do Centro Cultural de Belem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend