A Terra Pura retoma as reportagens efectuadas na WOMEX 2008 de Sevilha. Durante esta emissão conversamos com a islandesa Ólöf Arnalds e a sami sueca Sofia Jannok.
Olof Arnalds nasceu em Reiquiavique em 1980. Começou a tocar violino aos seis anos de idade e teve formação clássica de voz durante a sua adolescência. Entre 2003 e 2007 fez parte do colectivo MUM. Aí revelou os seus dotes de multi-instrumentista tocando uma série de instrumentos: guitarra, viola, charango, koto e copos. Há um ano lançou o seu primeiro registo a solo, “Vid og Vid” gravado e produzido por Kjartan Sveinsson dos Sigur Rós.
Sofia Jannok, nascida em 1982, no extremo norte da Suécia (localidade de Gällivare) faz parte de uma nova geração de músicos samis que não cantam propriamente o yoik, mas que dão uma nova frescura à música tradicional da Lapónia. Em 2007 gravou com, o produtor Svein Schultz (que costuma trabalhar com Mari Boine), o álbum “White / Ceaskat” de ambiências mais electro-pop. Em Janeiro de 2009 edita o seu novo disco “Ássogátis” que estabelece um corte radical em termos de arranjos com o anterior trabalho. Esta é uma Sofia Jannok mais acústica e mais jazzística.
Rádio Zero – Segunda a Sexta-feira, entre as 18h às 19h. Repete no dia seguinte entre as 8h e as 9h da manhã.
Rádio Universitária do Minho – Terças-feiras, às 21h
Miróbriga – Domingos, entre as 21h e as 23h