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Portalegre – 14/02/09 – Centro de Artes do Espectáculo – Encores Fado

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  1. ” Custódio Castelo, uma das maiores referências da guitarra portuguesa quer em capacidade técnica quer na expressividade criativa com o instrumento, e Margarida Guerreiro, uma voz quente e sedutora, juntam-se numa actuação memorável e criam um ambiente notável. Este primeiro disco do projecto Encores Fado, inicialmente pensado apenas com um formato de concerto, é um álbum estupendo que em boa hora foi captado para um registo físico.
    A actuação, gravada na Igreja da Misericórdia em Montemor-o-Novo, é como que uma cerimónia de doação gratuita do fado ao mundo pela ligeireza com que a nossa cultura é feita soar por ambos os protagonistas, pelas suas incursões a campos de música erudita, ouça-se como exemplo, o instrumental em “Ausente”, ou o acréscimo de feeling jazz, como é claro no instrumental que termina o concerto, ou qualquer coisa de bossa nova com que os músicos coloram “Barco Negro” momentos sob a condução do versátil contrabaixo de Carlos Menezes.
    É um testemunho da beleza da língua portuguesa, dos seus autores ( como é sublime ouvir aqui Fernando Pessoa cantado em “O Que Nunca Te Direi”, talvez o momento máximo do álbum ), de como escrevem o amor, o encontro com o outro, mágoas que a vida edifica, a inevitável saudade, e como canta Margarida Guerreiro essas palavras, como nos embala em momentos com a melancolia doce da sua voz e noutros com alegria “alfacinha”, momentos sempre guiados pela guitarra de Custódio Castelo, que arranjos extraordinários nos mostra, como por exemplo acolhe Pedro Abrunhosa em “Eu Não Sei Quem Te Perdeu”. A Antena 1 merece os parabéns pelo trabalho que faz na aposta em projectos como este, é realmente urgente criar uma nova geração de ouvintes para a beleza da nossa música e em trabalhos como estes encores do fado que viajam entre a canção popular, acessível, e a subtileza musical para ouvidos mais atentos.
    Uma palavra final para a opção de mostrar o fado ao vivo, de escolher captar assim o trabalho em concerto. De facto parece-me que o palco ( seja numa taverna de Alfama, seja num auditório em qualquer canto do mundo ) é o local próprio do fado, na presença do ouvinte a intimidade torna-se maior, sente-se a emoção com que a audiência responde aos músicos que por sua vez se torna resposta, numa linguagem de celebração em comunhão quase religiosa. Que venham depressa as duas partes seguintes deste projecto.”
     
    Sítios a Visitar:
     
    http://www.encoresfado.com
    http://www.myspace.com/encoresfado
     

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