Festivais

9ª edição do Festival Al-Mutamid no Al-Garve

AL-MUTAMIDRealiza-se a partir de amanhã e até ao dia 27 de Fevereiro, em diversas localidades algarvias, a 9ª edição do festival Al-Mutamid. «Poeta, filho e sucessor do rei de Sevilha Al-Mutadid, nasceu em Beja, em 1040, e foi nomeado governador de Silves com apenas 12 anos, tendo aí passado uma juventude refinada. Em 1069, acedeu ao trono de Sevilha, o reino mais forte entre os que surgiram em Al-Andalus após a queda do Califato de Córdoba. Em 1088, foi destronado pelos almorávides e recluido em Agmat, a sul de Marrakech, onde viria a falecer, em 1095.»

O cartaz desta edição inclui intérpretes provenientes de Espanha, Marrocos, Síria, Irão, Argélia e Daguestão e são os seguintes:

AMIRA (Espanha/Marrocos)

Este espectáculo de fusão de canto árabe e flamenco, guitarra flamenca, alaúde árabe e baile flamenco pretende mostrar as semelhanças entre duas culturas musicais aparentemente tão diferentes mas simultaneamente tão iguais, ou seja, a música árabe-andalusí e o flamenco. Amira conta com a participação do músico marroquino Serghini Ouariachi, o qual cantou em dueto com a cantora colombiana Shakira no Festival Rock in Rio Madrid, em 2008.

17/01 – Convento de Santo António, Loulé

07/02 – Centro Cultural António Aleixo, Vila Real de Santo António

13/02- Auditório Municipal de Albufeira

14/02 – Auditório Municipal de Lagoa

PERSÉPOLIS (Irão/ Síria / Daguestão)

A cidade de Persépolis, a antiga capital do império Persa, serviu de inspiração para o projecto musical liderado por Shahryar Zarrinpanjeh, neto do compositor persa Nasrollah Zarrinpanjeh. Este grupo faz um percurso musical pela música persa, que se caracteriza por ser refinada e delicada, com instrumentos tão diversos como o santur (instrumento com 4000 anos de antiguidade), o daff curdo e o tombak-e-khatam. O grupo PERSÉPOLIS faz também uma incursão pela música e dança orientais.

14/02 – Centro Cultural de Lagos

IBN BATTUTA (Argélia / Espanha)

Este grupo apresenta um repertório repleto de rigor e sensibilidade, transportando o público à sensualidade sonora que durante séculos inundou bazares, medinas e palácios do Mediterrâneo e Médio Oriente.

27/02 – Convento de São José, Lagoa

Via Onda Curta

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend