Radio

Terra Pura 13FEV09: Jouhiorkesteri, Dazkarieh

JOUHIORKESTERINa Terra Pura de hoje antecipamos os espectáculos do projecto In-Canto de Luísa Amaro (guitarra portuguesa) e de António Eustáquio (guitolão) deste fim-de-semana no Museu do Oriente (13 e 14 de Fevereiro) e apresentamos dois dos novos temas que fazem parte do álbum recentemente editado “Meditherranios”.

Jouhiorkesteri

Na Womex de 2008 conversámos com o quarteto finlandês Jouhiorkesteri (traduzido para português dá qualquer coisa como Orquestra da Crina). Este projecto constituído por estudantes da Academia Sibelius utiliza a antiga e única lira tocada com arco (Jouhikko) como instrumento principal.

De referir que «a lira tocada com arco tem sido utilizada desde os tempos ancestrais da Idade Média Europeia. Na área circundante do Mar Báltico é visível não só a existência desta lira tocada com arco, como também da lira dedilhada. Na Estónia e na Finlândia de Leste, a lira tocada com arco – Jouhikko – foi utilizada até ao início do século XX.»

«A Jouhiorkesteri lançou o seu primeiro CD “Nikodemus”, em Maio de 2008. A Jouhiorkesteri (Orquestra da Crina) gravou um álbum visionário, em que um ancestral e esquecido instrumento, reclamou num ápice, a eleição entre os mais conhecidos cordofones. O álbum foi produzido por quatro aplicados talentos: o mestre e construtor de instrumentos Rauno Nieminen; Marianne Maas que cresceu com a mais recente onda de música folk; e dois tocadores da mais nova geração de músicos folk: Pekko Käppi, com uma carreira a solo estabelecida como intérprete de Jouhikko e Ilkka Heinonen que se especializou em Jouhikko de baixa escala.»

Dazkarieh

Nesta emissão vamos ainda conhecer quatro temas do novo álbum duplo dos Dazkarieh, denominado “Hemisférios”, que será posto à venda no próximo dia 18 de Março. Dia em que o quarteto de Vasco Ribeiro Casais apresenta os novos temas ao vivo no Cinema São Jorge.

Rádio Zero – Segunda a Sexta-feira, entre as 18h às 19h. Repete no dia seguinte entre as 8h e as 9h da manhã.

Rádio Universitária do Minho – Terças-feiras, às 21h

Miróbriga – Domingos, entre as 21h e as 23h

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend