Concertos, Novas Edições

Dazkarieh: Dez anos, dois hemisférios

DazkariehOs Dazkarieh editam no próximo dia 18 de Março o seu quarto álbum, “Hemisférios” . O Cinema São Jorge recebe-os nessa mesma noite, a partir das 21h30, para apresentarem os novos temas e celebrarem dez anos de existência.

“Hemisférios” é, até ao momento, o mais ambicioso e equilibrado disco do projecto de Vasco Ribeiro Casais. Um álbum duplo editado pela Hepta Trad que, no primeiro CD (hemisfério “A”), apresenta um conjunto de temas originais e, no segundo CD (Hemisfério “B”), reúne um conjunto recriações de modas tradicionais portuguesas, dos arquipélados da Madeira e dos Açores ao Algarve e a Trás-os-Montes, com destaque óbvio para “Eras Tão Bonita”. Canção da Beira-Baixa que a Brigada Victor Jara imortalizou em “Cantiga Bailada”.

Em “Hemisférios”, os Dazkarieh substituem as percussões de Baltazar Molina pelo kit preparado de bateria de André Silva e ampliam o leque de instrumentos disponíveis ao «bouzoucão» (hibrido de boukouki e baixo), cavaquinho e sanfona. É também o disco onde os Dazkarieh vão do mais acústico e puro ao mais eléctrico e impuro.

Nova digressão internacional

Este será mais um ano em que os Dazkarieh irão tocar muito mais vezes fora do país do que em Portugal. O quarteto tem já agendado para os próximos meses cerca de quatro dezenas de datas, distribuídas por duas digressões na Alemanha e novas visitas a países como a Malásia, Singapura, Croácia, Itália, Estónia e Áustria.

Se os quiserem ver por cá nos tempos mais próximos, terão mesmo de ir ao espectáculo de apresentação de “Hemisférios”, no Cinema São Jorge, no próximo dia 18 de Março.

Dazkarieh na Terra Pura

Vasco Ribeiro Casais e Luís Peixoto apresentam “Hemisférios” em duas emissões do programa de rádio, aqui da casa, Terra Pura: a primeira será emitida amanhã, dia 27 de Fevereiro, a partir das 18h, na Rádio Zero. A segunda, na próxima sexta-feira, dia 6 de Março.

Previous ArticleNext Article

2 Comments

  1. ola…era para mandar os parabens pelo artigo, pois é dado em destaque a importancia deste novo album, de comemoraçoes.
    ja tive a oportunidade de ouvir os dois cd’s e posso dizer quer um quer o outro estao bastante interessantes a nivel da musicalidade em causa..apesar de que nao ser um tipo de musica que aprecie, esta despera em nos sentidos mais originais…
    queriaso dizer que o post, tem um pequeno erro em questao ao novo elemento da banda, pois substituto do balatazar é sim ANDRE SILVA, e nao DIAS, que por acaso faz um trabalho bastante interessante neste novo algum, dando-lhe caracteristivas no meu ver bastante diferentes do cd anterior..
    parabens a todos…
    cumprimentos, de um pequena seguidora..

    CRISTINA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend