Os Muzsikás são a principal instituição da folk magiar. Recentemente, conquistaram o prémio WOMEX por méritos obtidos ao longo de 35 anos de carreira. A Terra Pura falou com Dániel Hamar em Sevilha.
Deram-nos a conhecer a belíssima voz de Márta Sebestyén. Trouxeram o legado de Béla Bartók para o universo da música popular. Têm interligado tradições musicais judaicas e ciganas da Transilvânia com o universo da música clássica. Continuam a ser um dos principais pilares do movimento que faz reviver a música enérgica das casas de dança húngaras (tánchás). Daniél Hamar conversa com a Terra Pura em Sevilha, local onde os Muzsikás receberam o prémio WOMEX (atribuído igualmente à Academia Sibélius de Helsínquia) por todo o trabalho de preservação e recriação da música tradicional da região dos Cárpatos, ao longo de mais de três décadas.
Além dos Muzsikás, teremos ainda oportunidade de escutar outros projectos essenciais da folk magiar que, na década de 90, mereceram igualmente a colaboração de Márta Sebestyén: Ökrös Ensemble e Vujisics. Audição ainda dos novos valores Szilvia Bognár, Szájról Száira, Mitsoura e Kerekes Band.