Festivais

Festim leva a festa ao centro do país

Cartaz Festim 2009

Hermeto Pascoal & Aline Morena, Kepa Junquera, Manecas Costa, Antonio Rivas & sus Vallenatos, Amseterdam Klezmer Band, Le Vent du Nord e Musafir – Gypsies of Rajasthan são os intervenientes do Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo que se realiza de amanhã até 24 de Julho em sete municípios do centro do país.

A mui nobre associação Cultural d’Orfeu de Águeda realiza a partir de amanhã e até ao próximo dia 24 de Julho o novo Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo denominado Festim. Um evento em rede que se estende pelos municípios de Águeda, Sever do Vouga, Estarreja, Ovar, Oliveira do Bairro, Albergaria-a-Velha e Aveiro e que resulta da reformulação Festival Temático das Músicas do Mundo que, desde 2002, promoveu na cidade da sede da d’Orfeu eventos temáticos dedicados à concertina, à música cigana, mestiça e ibérica.

Hermeto Pascoal & Aline Morena (Brasil), Kepa Junquera (País Basco), Manecas Costa (Guiné-Bissau), Antonio Rivas & sus Vallenatos (Colômbia), Amsterdam Klezmer Band (Holanda), Le vent du Nord (Quebeque), Musafir – Gypsies of Rajasthan (Índia) são os artistas que irão actuar em alguns dos seguintes espaços: Águeda (Largo 1º de Maio), Sever do Vouga (Centro das Artes e do Espectáculo; Parque Urbano), Estarreja (Cine-Teatro de Praça Francisco Barbosa), Ovar (Centro de Arte, Jardim do Cáster + Largo do Tribunal), Oliveira do Bairro (Espaço Inovação), Albergaria-a-Velha (Alameda 5 de Outubro), Aveiro (Rossio).

Programação:

Manecas Costa
Guiné-Bissau

Manecas Costa é uma das mais belas vozes de origem africana na actualidade, um brilhante compositor e virtuoso guitarrista da Guiné-Bissau. A sua música carrega as vibrações quentes e a sensualidade do “gumbe”, música crioula nascida em Bissau. Um dos seus grandes êxitos, o álbum “Paraíso di Gumbe”, de edição britânica, reúne os sons vibrantes e crus do seu país natal, com uma virtuosa técnica na guitarra acústica e uma voz carismática e apaixonada. São concertos imperdíveis, os do grande embaixador musical da Guiné-Bissau para o mundo, Manecas Costa.

Sex 29 Maio
CTE – ESTARREJA

Qua 15 Jul
INO – OLIVEIRA DO BAIRRO
Qui 16 Jul
LPM – ÁGUEDA
Sex 17 Jul
LDT – OVAR
Sáb 18 Jul
ALM – ALBERGARIA-A-VELHA

Antonio Rivas y sus Vallenatos
Colômbia

O som da ‘cumbia’ colombiana por um dos seus mais virtuosos instrumentistas. Antonio Rivas, à concertina, apresenta-se com ‘sus Vallenatos’, característica formação de sexteto latino preparada para concertos de festa contagiante. Além da sedutora presença musical de Rivas, no palco explodem as prestações rítmicas da típica “guacharaca” e da “caja vallenata”, numa orquestra que promete grandes noites de festim!

Sex 5 Jun
JDC – OVAR
Sáb 6 Jun
CAE – SEVER DO VOUGA

Amsterdam Klezmer Band
Holanda

Os holandeses prometem um espectáculo electrizante, num cocktail sonoro de música cigana dos Balcãs e sonoridade Klezmer. Esta é a imagem de marca da Amsterdam Klezmer Band, formação holandesa de talentosos músicos com raízes judias que dá um novo brilho às músicas de leste. Tal como indica o título do seu último álbum “Zaraza”, que na língua eslava significa “contagiante”, também durante os enérgicos concertos do grupo só restará ao público uma opção: dançar até cair.

Qua 10 Jun
PFB – ESTARREJA
Sex 12 Jun
CAO – OVAR
Sáb 13 Jun
CAE – SEVER DO VOUGA

Qui 23 Jul
LPM – ÁGUEDA
Sex 24 Jul
ROS – AVEIRO

Hermeto Pascoal & Aline Morena
Brasil

O multi-instrumentista Hermeto Pascoal é uma autêntica força da natureza. Homem dos sete instrumentos, a sua criatividade é inesgotável. Valendo-se de todo e qualquer objecto capaz de produzir sons – além de tocar instrumentos convencionais como o piano, as flautas ou os cordofones, todos magistralmente – Hermeto Pascoal apresenta um incrível carácter experimental. O inesperado acontece sempre nos concertos deste mago brasileiro que, no festim, se apresenta em duo com Aline Morena. Mais que da música do mundo, Hermeto é figura maior do mundo da Música!

Qui 18 Jun
CTE – ESTARREJA
Sex 19 Jun
CAO – OVAR
Sáb 20 Jun
CAE – SEVER DO VOUGA

Le Vent du Nord
Québec, Canadá

Le Vent du Nord retrata a excelência da actual música folk do Québec, com fortíssimas influências da música celta irlandesa e da Bretanha francesa. Assistir a um concerto destes quatro virtuosos é deixar-se envolver numa teia de raízes sonoras em constante viagem entre a herança europeia e o velho Canadá francófono, onde a percussão com os pés é imagem singular. ‘Le Vent du Nord’, cuja curta carreira conta já inúmeros prémios, representa o mais genuíno e empolgante folk do Atlântico Norte!

Sex 26 Jun
CAO – OVAR
Sáb 27 Jun
PQU – SEVER DO VOUGA

Musafir – Gypsies of Rajasthan
Rajasthan, Índia

Das paisagens exóticas da Índia, os Musafir trazem-nos uma quente e inovadora interpretação dos ritmos e sonoridades milenares da cultura hindu, num espectáculo que ultrapassa o espectro musical. O grupo desvenda as mais profundas raízes do Rajastão perfumadas por dançarinas encantadoras de cobras, acrobacias com fakirs, engolidores de sabres e cuspidores de fogo. A palavra “musafir”, que significa em sentido literal “itinerância”, reflecte o modo de vida que inspira estes músicos ciganos vindos do deserto indiano: o transe das tablas é festa para todos.

Sex 3 Jul
CTE – ESTARREJA
Sáb 4 Jul
PQU – SEVER DO VOUGA

Kepa Junkera
País Basco, Espanha

O notável músico de Bilbau, mago da concertina basca – a trikitixa -, regressa a território luso, mais propriamente à terra que mais se deslumbrou, alguma vez, com as suas apaixonantes, intensas e vertiginosas performances. Kepa Junkera reproduz uma música sem fronteiras, mas orgulhosamente basca, na qual despontam os diálogos com a txalaparta, instrumento composto de toros de madeira tocado a quatro mãos. Kepa, além de grande compositor, é dono de um virtuosismo ímpar. Os dedos do basco vão entrar, outra vez, pelo público dentro.

Qui 9 Jul
LPM – ÁGUEDA

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend