Não há nórdico que se preze que não faça uma viagem de barco entre as principais cidades dos países do Báltico. Apesar de muitos dos itinerários serem feitos em mais de 24 horas, quem viaja na Viking Line sabe ao que vai: pelas compras em megas centros comerciais, pela bebida sem restrições e pela possibilidade de dançar e de tocar música tradicional sem parar.
Pelo décimo primeiro ano consecutivo, os finlandeses organizam (nos dias 12 e 13 de Janeiro) o famoso cruzeiro Folklandia que se realiza em pleno golfo da Ostrobótnia (que une a Finlândia e a Suécia) e que tem servido como arranque oficial da pré-temporada dos festivais folk da Finlândia. Durante 48 horas não haverá vivalma que ouse dormir. O trajecto Turku-Estocolmo-Turku será feito sempre a tocar e a dançar por cerca 3000 mil músicos e dançarinos nórdicos e russos que participarão em diversas actividades ao abrigo do tema de 2007: “a educação da música folk e da dança”.
Resta saber quando é que a comunidade portuguesa da folk e das danças tradicionais [alô PedeXumbo] alugará um cacilheiro para organizar um evento semelhante nas águas do Tejo.
que inveja…