La Gialetta apresenta no próximo domingo, dia 28, na Adega de Colares várias tradições mediterrânicas, enquanto cozinham. No final servem-nos um gaspacho.
«Um grupo de músicos reuniu-se por iniciativa do Festival 7 Sóis 7 Luas a propósito da cozinha mediterrânica e da sua música e da sua cultura e da sua amizade e criaram um espectáculo que se come.
E come-se logo depois do espectáculo que estes músicos portugueses, espanhóis e italianos prepararam; um misto de música tradicional de Portugal, de Itália, de Espanha, que os músicos prepararam e temperaram para o público.
Tudo reunido como ingredientes de uma comida e de uma música que se vai cozinhando durante o dia do espectáculo, e que no final será servida ao público depois de um concerto quase sempre desconcertante.
A comida não é mais do que uma das mais singulares receitas milenares mediterrânicas: La Gialetta (em italiano) é o nosso tão bem conhecido gaspacho (de igual nome em Espanha).Uma mistura fresca de legumes da terra transformada por acção humana numa variedade de salada de Verão, de tempos quentes e comidas frias, com o pão de sempre, mesmo que das vésperas, e rijo de preferência Tomate, pepino, cebola, pimento, alho, grão (variante italiana que se recomenda), aipo, pão rijo, azeite, sal, água.
Uma vez mais a mesma comunhão de sabores (e saberes) de Itália, de Portugal, de Espanha, temperada com o azeite mediterrânico e único.
E o vinho que acompanha sempre, em Portugal, será português.
No final um sabor que se complementa com o que se ouviu, numa comunhão que nos lembra o tão longe e tão perto que estamos dos outros países, dos outros povos, das outras músicas.
La Gialetta é constituido por Mimmo Epifani (bandolim), Maika e Sara Gomez (Txalaparta), Giandomenico Ciaramia (concertina, pandeiros tradicionais italianos e “chef” da cozinha), José Barros (cavaquinho, braguesa, violas), Erasmo Treglia (violino, sanfona), Giuseppi Grassi (bandola, bandolim).
O concerto e a refeição ficam pela módica quantia de 10€.