Depois de ter editado em 2007 o álbum “Canto da Terra” onde aprofunda as suas raízes mirandesas, Roberto Leal volta a editar um disco voltando a ter como pano de fundo Trás-os-Montes e mais algumas músicas de raiz popular com arranjos de requintado bom gosto.
Apesar de em “Raiç | Raiz” não contar desta vez com a prestação dos Galandum Galundaina, Ricardo Dias (Brigada Victor Jara, Cristina Branco) volta a estar à frente da direcção artística e produção musical. A Roberto e Ricardo junta-se uma constelação de estrelas da música popular portuguesa: Amadeu Magalhães, Manuel Rocha, Quiné, Rui Júnior, Tocá Rufar, António Pinto, Didi e parte dos Roncos do Diabo. Em “Raiç | Raiz” voltamos a escutar Roberto Leal a cantar em língua mirandesa algumas modas como “Cirigoça”, “La Lhoba Parda”, “Tiengo Giriboilas”, “Redondo”, “Tengo Giriboilas”, além de versões de “Que Amor Não Me Engana” e “Moda do Entrudo” que José Afonso escreveu (a primeira) e popularizou (a segunda).
“Raiç | Raíz” é editado amanhã, dia 10 de Setembro. Hoje, é possível ouvir o repertório dos dois últimos discos de Roberto Leal ao vivo no Cabaret Maxime, em Lisboa, a partir das 22h.
Após o lançamento do Canto da Terra, só nos resta aguardar mais um excelete trabalho do Roberto Leal que, certamente, nos brindará com mais um belo disco… Deus queira que seja lançado no Brasil.