Vasco Ribeiro Casais edita no próximo mês de Fevereiro o álbum “Dentro da Matriz”, sob a designação de Omiri. Projecto a solo deste multi-instrumentista dos Dazkarieh que nos vários espectáculos de apresentação (leia-se bailes), de norte a sul do país, far-se-á acompanhar pelo realizador e visualista Tiago Pereira.
Um músico e um vj partem dos bailes, de danças tradicionais e de instrumentos antigos e transformam-nos numa viagem audio-visual em que o moderno se funde com a tradição e esta se rejuvenesce, tornando-se viva e apta a ser vivida nos tempos de hoje.
“Dentro da Matriz” é o nome do disco de estreia de Omiri, o projecto a solo de Vasco Ribeiro Casais (Dazkarieh) que ao vivo conta com a colaboração do Realizador e Visualista Tiago Pereira.
É um disco essencialmente instrumental em que todos os temas correspondem a uma dança específica (Repasseado, Malhão, Valsa, Mazurca, Chotiça, etc.), Composto, interpretado, gravado, misturado e masterizado por Vasco Ribeiro Casais conta com a colaboração de Né Ladeiras no único tema cantado do disco “Malhão do Vento” com letra de Tiago Torres da Silva.
A música é tratada com sonoridades electrónicas e eléctricas dos nossos dias e ilustrada com imagens de dança, desde a contemporânea à étnica. As danças nas actuações ao vivo são ensinadas ao público durante o próprio baile por uma monitora que convida todos a participar.
Vasco Ribeiro Casais: Programações, Nyckelharpa, Bouzouki, Gaitas-de-fole.
Tiago Pereira: VJ
A edição é da recém criada editora Ferradura e tem distribuição nacional pela Compact Records.
Digressão de lançamento:
22 de Janeiro – Espaço Desassossego – Beja
23 Janeiro – Espaço Celeiros – Évora
28 Janeiro – Contagiarte – Porto
29 Janeiro – Acert – Tondela
12 Fevereiro – Teatro Aveirense – Aveiro
13 Fevereiro – Artistas – Faro
14 Fevereiro – Entrudanças – Entradas (Castro Verde)
26 Fevereiro – Maxime – Lisboa
13 Março – CCC – Caldas da Rainha – TBC
23 a 25 Julho – Villiandi Folk Music Festival – Estónia
1 Comment