É um dos mais antigos e eclecticos festivais portugueses. O Maré de Agosto, que ocorre anualmente nos Açores, na Ilha de Santa Maria, vai já na sua 26º edição e realiza-se este ano entre os dias 19 e 22 de Agosto.
A troupe Afro Celt Sound System, nascida na quinta e nos estúdios de Peter Gabriel, a Real World, fecha com chave de ouro (dia 22) esta 26º edição do Maré de Agosto que estreia assim, em solo português, um projecto que funde ritmos tradicionais africanos e do Punjab, danças irlandesas e do universo “celta” com pop / rock e uma componente electrónica muito forte.
Speed Caravan, do roquer argelino e tocador de alaúde electrificado, Mehdi Haddad, e do excelente baixista francês Pascal Teillet, que encerraram a edição do FMM de 2009, constituem outras das grandes atracções deste festival açoriano (actuam dia 20).
No serviço de pratos, noite dentro, haverá muita música de dança balcânica com os reputados DJ Kosta Kostov (responsável pelas festas alemãs balkanXpress) e o DJ Gaetano Fabri, belga que tem remisturado e actuado ao vivo com os ciganos romenos Mahala Raï Banda (que regressam este verão ao nosso país para participar no Festim e nas Festas do Almonda de Torres Novas).
O ícone dinamarquês do rock FM dos anos 90, D-A-D, os portugueses Noidz, o blues man Walter Trouth, Omar Perry and The Homegrown Band e a dupla de Dj’s Heartbreakerz compõem o cartaz do palco principal que ainda não está fechado.
O projecto Trilhos de Rui Vinagre, Flávio Cristóvam & Jamandizen, Miguel Amado Group, Sean Riley & The Slowriders, Os Tornados e os Bunnyruch animam entre sexta-feira, dia 20 e domingo, dia 22, o palco secundário do Maré de Agosto.
Informações sobre o programa, preços de bilhetes para sócios e não sócios da ACMA, podem ser consultados no site do festival.
1 Comment