Os Terrakota celebram hoje, no Cinema São Jorge em Lisboa, 10 anos de existência com um concerto especial e visualização de um documentário rodado nos Himalaias. Para breve está a edição do novo (e quarto) álbum que inclui várias colaborações com músicos indianos.
Às 22h é projectado o documentário “TERRAKOTA NO TOPO DO MUNDO – DIÁRIO DA VIAGEM AOS HIMALAIAS”, realizado por Pedro Coquenão.
Às 23h fazem a festa e levam alguns convidados – Francisco Rebelo, João Gomes e Nuno Reis (Cool Hipnoise), Trinta e Kiko (Kumpania Algazarra) – para ajudar a soprar as velas.
O ponto de partida da criação do novo disco que se encontra em fase final de misturas e do documentário volta a ser uma viagem. Depois do Senegal que inspiraram os discos anteriores, os Terrakota deslocaram-se em Agosto de 2009 à Índia aos Himalaias onde tiveram a oportunidade de dar um concerto a 3.500 metros de altitude.
Este quarto álbum, no entender da própria banda, «propõe uma viagem que parte do Oriente e segue para Ocidente, através do deserto, rumo ao Senegal. Pelo caminho, cruza-se com muitas etnias africanas no seu percurso de “djagandjay” até Angola, onde apanha um navio negreiro até ao Caribe com escala no Brasil. Uma viagem com mensagem afirmada de multiculturalidade, consciência,amor e liberdade! O novo álbum conta com uma série de convidados ligados a diferentes universos musicais, caminhando para uma abordagem mais adulta da música de raiz, oriunda de lugares como a Índia, Angola, Senegal ou o Sahara. A sua edição a nivel mundial acontecerá no princípio do Outono.»