Discos

«CACHAITO», o homem-ritmo

Orlando «Cachaito» Lopez - 'Cachaito'Orlando «Cachaito» Lopez
Cachaito
World Circuit / Megamúsica (CD 2001)
4,5estrelas.gif

Buena Vista Social Club foi a engrenagem que furou o bloqueio cultural a Cuba, resgatando inúmeros músicos talentosos da geração de ouro (anos50) que, antes da revolução de Fidel e Guevara e da casa às bruxas de Kissinger, brilharam em palcos de todo o mundo. Este projecto-álbum, foi a chave mestra que abriu os ouvidos do mundo à música cubana e deu também uma nova projecção internacional a músicos de idade avançada que já tinham há muito arrumado os seus instrumentos no sótão. Casos de Compay Segundo, Ibrahim Ferrer, Ruben Gonzalez e Omara Portuondo.

Se estas figuras de primeiro plano têm interpretado a solo o «politicamente correcto» da música cubana, o «homem-ritmo», Orlando «Cachaito» Lopez, responsável pelo contra-baixo das sessões Buena Vista, subverte todas as regras que, todos os outros elementos da sociedade Buena Vista, respeitam religiosamente.

Orlando «Cachaito» Lopez, de 70 anos, é membro de uma família de 16 contrabaixistas, havendo quem diga são bem mais numerosos – cerca de 100. É o filho de Orestes Lopez e sobrinho de Israel «Cachao» Lopez. Ambos estiveram na vanguarda das revoluções musicais cubanas, entre os anos 30 e 50, ao criarem o ritmo mambo e ao desenvolverem a música improvisada (descarga).

“Cachaito”, é um álbum onde as raízes encontram-se bem debaixo de solo cubano, mas as folhas andam ao sabor de outros ventos. Há em «Cachaito» (o artista) o deslumbramento por Mingus e Coltrane que se reflecte nas constantes descargas ao longo do disco. O improviso empreendedor de uma nova linguagem, reveste-se de jazz latino, de uma fervorosa secção de percussões (congas, timbales, bongos) e até de dub e hip hop, sem nunca perder o Norte. Além da forte carga jazzística onde brilha o trompete do sul-africano Hugh Masekela, «Cachaito» (o álbum) é perfumado pelo órgão hammond do jamaicano Bigga Morrison em contemplação saudosista da sonoridade típica de Jackie Mitto (“Tumbanga”), e pelos beats manipulados no gira-discos do DJ francês DeeNasty (“Cachaito en Laboratory”).

Orlando «Cachaito» Lopez criou um livro de estilo a seguir pela nova geração de músicos cubanos que olha além-mar das Caraíbas.

Texto originalmente escrito em Julho de 2003 e incluído na série «Discografia Essencial»

Previous ArticleNext Article

1 Comment

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend