Concertos, Destaque, Notícias

Temporada Gulbenkian 10/11: De Anouar Brahem a Yasmin Levy

Anouar Brahem
Anouar Brahem
Anouar Brahem

A época festivaleira está a chegar ao fim mas os próximos meses prometem espectáculos de excelência em espaços apropriados (Grande Auditório da FCB) à grandeza das propostas musicais que integram o Ciclo Músicas do Mundo integrado no Festival de Inverno da Temporada Gulbenkian Música.

Dia 25 de Outubro (21h), o mestre de alaúde tunisino Anouar Brahem apresenta em quarteto (com três instrumentistas alemães) a sua mais recente criação editada em 2009 com selo ECM: The Astounding Eyes of Rita.

Segue-se o catalão Jordi Savall, dia 7 de Novembro (19h), que se faz acompanhar de uma “armada” mediterrânica constituída por músicos da Turquia, Arménia, Grécia, Marrocos, França e Espanha para interpretar a obra “Istambul 1710”. Disco que reúne música praticada no Império Otomano do século XVII com o repertório tradicional sefardita e arménio.

Yasmin Levy
Yasmin Levy

A 29 de Janeiro (21h), a israelita e cantora ladina Yasmin Levy, que esteve presente na edição de 2010 do FMM de Sines, regressa ao nosso país para voltar a interpretar as canções sefarditas (e da sua própria autoria cantadas em castelhano) do álbum “Sentir”.

Dois dias depois (31 de Janeiro, 21h) o Al-Kindi Ensemble da Síria dirigido por Julien Jâlal Eddine Weiss apresenta a homenagem cristã e muçulmana a Maria, Stabat Mater Dolorosa. Este é, de acordo com a FCG o «programa mais ambicioso até à data, reunindo cerca de vinte figuras, incluindo um coro bizantino, derviches sírios e o cantor soufi Sheikh Habboush, em torno da adoração da Virgem Maria por muçulmanos e cristãos.»

A 13 de Março (21h) o excelso cantor e performer argentino Melingo traz-nos o espectáculo “Corazon Y Hueso” que sucede a “Maldito Tango” apresentado há ano e meio no Cinema São Jorge (altura em que Melingo participou nas gravações do álbum Mãe” de Rodrigo Leão).

Quinze dias depois (28 de Março, 21h), Anoushka Shankar que passou há uns dois anos pelo CCB volta a promover o encontro entre o virtuosismo da sua sitar e da música clássica indiana com a música electrónica e o jazz.

Este ciclo de músicas do mundo termina em beleza com o mestre maliano de corá Ballaké Sissoko em diálogo com o violoncelista francês Vincent Ségal.

Para mais informações e reserva de bilhetes para qualquer um destes espectáculos enunciados aceda ao site Gulbenkian Música.

Previous ArticleNext Article

2 Comments

  1. E eu que já me andava a questionar sobre os próximos concertos… 😀
    Acho que só vou faltar a um desses e infelizmente deve ser ao Anouar Brahem. Não devo cá estar nessa data…

  2. Caro Luis, estou de volta depois de um inverno cheio de neve lá pelos meus pagos. Tive saudadeds dos festivais do verão, se bem não posso me queixar pois música não me faltou. Fico contenta de saber que poderei ver a Yasmin já que não estive na altura dos festivais em Portugal. Vou sempre vendo a tua magnífica página da Cronicas. Um abraço cordial.
    Gaucha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend