A cantora isrealita Yasmin Levy, que esteve num dos momentos mais altos do FMM Sines 2010, regressa ao nosso país já no próximo mês de Janeiro. No dia 26 actua na Casa da Música do Porto, a 29 desce à capital para apresentar a tradição ladina de origem turca (e não só) no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian.
Nascida em Jerusalém, em 1975, filha de um profundo conhecedor de 500 anos de repertório da tradição ladina, Yasmin Levy usa a música dos judeus sefarditas da Península Ibérica como base das suas canções desde o seu primeiro álbum, “Romance & Yasmin” (2004).
No seu segundo álbum, “La Judería” (2005), continuou a transformar as canções ladinas, mas começou a fazer experiências com o flamenco (que viria a estudar em Sevilha), num cruzamento entre a pureza e o romantismo da música judaica e a paixão do flamenco que ainda hoje define a sua identidade musical e que viria a merecer a aclamação da crítica internacional, com duas nomeações para os prémios de world music da BBC Radio 3.
Depois de outro álbum de originais de grande sucesso editado em 2007, “Mano Suave”, vem a Sines na sequência do lançamento de “Sentir” (2009), o seu trabalho mais maduro até ao momento, com produção de Javier Limón. FMM Sines
Alguém sabe como é a sala de concertos da Gulbenkian? Tenho bilhetes para a 1ª fila (comprados em Novembro) mas não sei se será um bom lugar?…
Olá Duda,
Bons olhos te vejam. Nunca estive em 1ª fila nesta sala mas penso que é o melhor lugar que poderias ter. Bom concerto e, se puderes, aparece por cá mais vezes. Antes do dia do espectáculo publicarei uma entrevista com a Yasmin gravada em Sines. Bjs.
Olá Luis
Ainda não foi desta que vi a Yasmin. Para a proxima é de vez!
Onde está a entrevista de Sines?? 🙂
Beijinhos