A harpista e cantora brasileira Cristina Braga actua quinta-feira na Sala 2 da Casa da Música (CdM), no Porto, na companhia do baixista Ricardo Medeiros e do baterista Sílvio Franco. No dia seguinte, desce a Lisboa para efectuar um showcase na Fnac Chiado às 18h e um espectáculo no OndaJazz (22h30).
De acordo com a Lusa, «”Cristina Braga tem conseguido realizar com grande êxito o casamento entre a harpa e a música popular brasileira”, refere a CdM, na nota de apresentação do concerto.
Como harpista, integra a Orquestra Sinfónica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e, “desde as primeiras colaborações com Nara Leão e o Quarteto em Cy, não cessou de levar a harpa para os caminhos do samba, da bossa e do choro”.
Hinos da música brasileira em “Feito Um Peixe”
O seu último álbum, “Feito Um Peixe”, onde surge também como cantora, inclui temas da sua autoria e hinos da música brasileira como “Insensatez” e “Brasileirinho”.
“Feito um Peixe”, editado em 2010 pela Biscoito Fino, tem composições de Cristina Braga em parceria com Ricardo Medeiros, e músicas de compositores populares escritas especialmente para harpa e voz, “o que é uma novidade na música popular brasileira”, salienta a CdM.
Natural do Rio de Janeiro, “tocou com o rei do samba de breque Moreira da Silva, aprendeu a bossa-nova com Peri Ribeiro, dividiu o palco com as divas eternas Angela Maria, Ana Carolina, Zizi Possi, Leila Maria e Olívia Hime, levou a harpa para o rock nacional, acompanhando os Titãs, e participou em vários concertos ao lado de Lenine”.
Cristina Braga já participou em gravações de Andy Summers, guitarrista dos Police, Marisa Monte, Zeca Baleiro, Zeca Pagodinho, Zélia Duncan, Taiguara, Bia Bedran, Olívia Hime, Gal Costa, Lenine, Ana Carolina e Menescal.»
Linda a música! O som da harpa é mágica! Merece ser reconhecida pelo talento. Parabéns Cristina Braga e parceiros artísticos.