Depois de nomes como Galandum Galundaina, Lenga Lenga, Pica Tumilho e Célio Pires terem levado a folk mirandesa além Trás-os-Montes, eis que surge mais uma edição discográfica de um projecto liderado por Abílio Topa (que fez parte da primeira formação dos Galandum Galundaina).
“Reberdegar” (Edição Cão d’Água, 2011) é mais uma celebração da música e dos rituais de passagem das festas da Santíssima Trindade de Fonte de Aldeia (terra dos irmãos Meirinhos) com onze modas exclusivamente de tierras de Miranda: “Fiç la cama na Moreira” (Palaçuolo), “La Festa de l Naso” (Pruoba), “Senhor Galandum” (Fuonte Aldé), “Rapsódia de Fraitas” (Custantin), “Bou-me deiqui” (Miranda), “Fadango Rial” (Freixenosa), “Mira-me Miguel” (Sendin), “Ligas Berdes” (Dues Eigreijas), “La Yerba” (San Martino), “Manolo Mio” (Cicuiro) e “Meninas que andam no baile” (Malhadas).
Para além de Abílio Topa (gaita mirandesa, flauta transversal, fraita, flauta pastoril, tamboril, coros) fazem parte de La Çaramontaina a filha Ângela Topa (biolino, fraita, caixa de guerra, chocalhos, coros), Duarte Cristal (caixa de guerra), bombo, charracas, coros), Hugo Cristal (gaita galega, fraita, caixa de guerra /timbalon, percussones, bombo), Sérgio João (gaita galega, gaita Midi, teen whistle, fraita, charracas, pandeireta, chocalhos, guisos, castanholas, boç, coros) e Teresa Sofia Aleixo (boç principal).