Destaque

Arredas Folk Fest flutua no Rio Neiva

Nos próximos dias 2 e 3 de Setembro, a praia fluvial do Rio Neiva, em Tregosa, recebe mais uma edição do Arredas Folk Fest com um rubosto programa: Nação Vira Lata, Quempallou, A Barca dos Castiços, Bombos com Alma, Uxu Kalhus, Rakia, Origem e Estica-me As Peles. Um festival que além dos espectáculos principais (que se realizam num palco montado sobre a água do Neiva), inclui uma míriade de actividades paralelas como workshops de danças tradicionais, gaita de foles, yoga, jogos tradicionais, canoagem, exposições de pintura, gastronomia, etc. A entrada é gratuita e o espaço oferece óptimas condições para acampar.  

Programa: 

Sexta-feira. Dia 2 de Setembro

Nação Vira Lata

Nação Vira Lata é um colectivo de percussão orientado por Winga, dos conceituados Blasted Mechanism. O grupo, formado em 2005, encabeça o primeiro dia do Arredas Folk e vai apresentar o álbum de estreia, lançado recentemente, chamado “Kayamura”.
As composições dos Nação Vira Lata têm por base os ritmos afro-brasileiros e portugueses. A sonoridade é uma fusão de batidas tribais e de transe. A ideologia do quinteto composto por Winga, Lascas, Piteiras, Shogum e Bubuá, assenta na multiculturalidade, sendo a música a ponte entre as diferentes culturas. A intenção é “dinamizar e criar um novo caminho aos ritmos do mundo”, referem.
Ao vivo, contam com uma forte componente cénica e tentar criar uma ligação com o público, com o qual comunicam através da alegria, do movimento e dos ritmos.
Apresentam-se como um “projecto original em constante evolução”. Por isso, têm como lema: “estudar o passado, construir o presente e projectar o futuro”.

Quempallou

A grande aposta internacional desta terceira edição do Arredas Folk vem do outro lado do Rio Minho, onde a tradição folk celta é muito forte. Os Quempallou formaram-se em 2009 e para assinalar os onze anos que já levam em cima do palco, lançaram, em 2010, uma compilação com temas dos seus três álbuns e maqueta.
“Once anos mallando” serve de base a este regresso, oito anos depois, a Portugal. Antes de actuar na Festa do Avante!, o grupo galego faz escala em Tregosa, na sexta-feira, 2 de Setembro, trazendo a alegria que lhes é característica e que, com certeza, porá muitos corpos a bailar na margem do Rio Neiva.
Com um forte pendor celta, o sexteto traz gaitas-de-foles, flautas, bombos e acordeão (entre outros instrumentos tradicionais) para fazer a “fiesta”. Apesar de ter mantido sempre a base tradicional, a sonoridade do grupo foi evoluindo para outros campos e amadurecendo. O sinal mais evidente dessa abertura a outros géneros musicais é a colaboração com o grupo de hip hop Dios ke te Crew, criando aquilo a que chamaram “hip-folk”.

 

A Barca dos Castiços

Vêm de Coimbra para inaugurar o palco do Arredas Folk. Navegando pelos mares da criatividade musical, a tripulação de A Barca dos Castiços rema ao sabor da imaginação sem perder o Norte – metáfora para o rico legado da música tradicional portuguesa.
Sem terem a pretensão de criarem algo totalmente novo, tentam que as suas canções tenham uma componente de novidade surgida da fusão com outros estilos.
O sexteto faz uma “reciclagem” musical das influências absorvidas por cada elemento para que o seu trabalho tenha um cunho pessoal muito vincado. “Cada vez que soltamos as amarras, fazemo-lo com muito carinho”, dizem.
Estrearam-se ao vivo em 2003 e quatro anos depois obtiveram o reconhecimento além-fronteiras, ao conquistar o terceiro lugar no concurso Eurofolk J 07, em Málaga, Espanha, onde foram em representação de Portugal.
Além do álbum “Mancha em Terras de Cor”, têm temas incluídos em três colectâneas internacionais.

Bombos Com Alma

“Bombos com Alma” é um espectáculo de percussão tradicional organizado pela Sond’ Art com a participação de vários alunos da Academia Sond ‘Art, de Braga. A primeira apresentação ao vivo aconteceu em Janeiro deste ano no bracarense Theatro Circo. No primeiro dia do Arredas Folk vão apresentar o seu disco de estreia homónimo.

 

Sábado. Dia 3 de Setembro

Uxu Kalhus

Os Uxu Kalhus são das bandas de folk rock mais conceituadas a nível nacional e foram o grupo escolhido para encerrar o Arredas Folk 2010. Formaram-se em 2000 com o intuito de divulgar as danças portuguesas em França. Dez anos depois contam mais de 600 concertos em Portugal e no estrangeiro, dois álbuns (“A Revolta dos Badalos, de 2006, e “Transumâncias Groove”, de 2009) e um DVD ao vivo (“10 Anos de Folk Português”), que assinala a década de existência do grupo.
A fusão de estilos musicais é acompanhada ao vivo pelas danças tradicionais portuguesas (pouco comum fora dos agrupamentos folclóricos mais “ortodoxos”). E é no palco que os Uxu Kalhus se superam com uma energia contagiante que põe toda a gente a dançar. Espera-se que seja isso que vá acontecer em Tregosa. “Erva de Cidreira” ou “A Saia da Carolina” são temas que, com certeza, farão agitar a margem do Rio Neiva.

Rakia

Quem já os viu ao vivo certamente não ficou indiferente à energia que impõem nos seus espectáculos. Os Rakia dedicam-se à música do mundo, fundindo sons tradicionais com outros mais modernos. Depois de terem passado já este ano pelo Cellos Rock na Barragem, voltam a Barcelos para abrirem o palco do segundo dia do Arredas Folk. Com duas enérgicas vocalistas e uma base instrumental sólida e bem trabalhada, não terão muitas dificuldades em fazer o bailarico na margem do Rio Neiva.
O quinteto é constituído por elementos doutros grupos com nome no panorama folk nacional como os Mandrágora, Mu, Deu la Deu e Nomadaurbe. São eles Fabíola Augusta (voz e flauta transversal), Diana Azevedo (voz e violino), Jos’Ca (guitarras e capaniça), João Serrador (baixo) e Miguel Moreira (bateria e percussões).
Formados em 2009, os Rakia contam já com dezenas de concertos em Portugal e na Europa. No ano passado, foram eleitos pelo público como a melhor banda do festival Acustic Omaggio, em Itália.

 

Origem

O grupo Origem é provavelmente dos mais antigos em Portugal e constitui a aposta mais tradicional desta terceira edição do Arredas Folk – um festival que sempre foi marcado pela fusão do folk com outros géneros musicais.
Com 33 anos de actividade, o conjunto oriundo de Braga conta com milhares de concerto e três trabalhos discográficos: “Hei-de Subir ao Paço” (1985), “Origem” (1993) e “Um Sol Maior” (2007).
Neste momento, os Origem estão a ultimar o seu quarto álbum e o espectáculo na praia fluvial de Tregosa, sábado, 3 de Setembro, será uma excelente oportunidade para ouvir os novos temas.
Inserido no Grupo Cultural de S. Mame de Este, Braga, que foi fundado no dia 14 de Fevereiro de 1978, o colectivo é actualmente composto por nove músicos. Entre eles está Raquel Ferreira, vocalista natural de Midões, Barcelos.
Assumindo a paixão pela música tradicional portuguesa, os Origem dedicam-se ao estudo e à divulgação do património etnográfico luso. Com um extenso repertório de recolhas e temas originais, serão os viras, as chulas, os malhões e outros ritmos do folclore português a tónica da sua actuação.

 

Estica-me as Peles

Oriundos da própria freguesia de Tregosa, os Estica-me as Peles são o grupo de bombos que vai aquecer o recinto do Arredas Folk no sábado à noite. Surgido de um grupo de amigos que se encontrava para se divertir, os anfitriões do festival movem-se pelo ritmo da alegria e da festa, com a garantia de boa disposição e criatividade.

 

 

ANIMAÇÃO, LAZER E GASTRONOMIA

Banda de Escuteiros de Barroselas | 2 SET. 19h00

Fundada em 1934 por Armindo dos Santos Barbosa, a Banda de Escuteiros de Barroselas surgiu ao mesmo tempo que o respectivo grupo de escutas, tendo-o acompanhado na missa da primeira Promessa de Escuteiros a 29 de Junho de 1934, dia de S.Pedro, padroeiro da freguesia.
Menos de uma dezena de anos após a sua fundação, e por imposição do regulamento do Corpo Nacional de Escutas, a banda desvinculou-se do grupo de escuteiros. No entanto, o nome original manteve-se até à actualidade.

Anésio Rentê (saxofonista cubano) | 3 SET. 22h15 / 23h40

Natural de Cuba, Anésio Rentê procura ter condições para criar as suas próprias músicas. O saxofonista fez a sua formação musical no conservatório em Cuba. Sempre ligado à música, integrou bandas de salsa, tocou música clássica em circos e exerceu o ensino musical. Na Holanda, foi director de uma banda de salsa. Para além disto, fez carreira pelo Luxemburgo, Bélgica (Bruxelas), Alemanha e Espanha (Palma de Maiorca, Galiza). De acordo com o próprio, o que de mais importante aprendeu na vida foi tocar saxofone! Esta é a aposta para o palco secundário, no dia 3.

Canoagem | 3 SET. 15h00 às 18h00

Promovido pela secção ambiental da associação “A Mó”, os passeios de canoagem possibilitarão aos visitantes um envolvimento com a distinta natureza do rio Neiva. Esta é, sem dúvida, uma oportunidade única para explorar as maravilhas que o rio Neiva oferece, desde a fauna à flora. Mais uma iniciativa a não perder!

Jogos tradicionais

A única forma de perceber uma cultura e uma tradição é vivê-la por dentro! Este ano, deixe-se viciar pelo fantástico ambiente que oferecemos… Participe activamente no Arredas Folk Fest, assistindo aos concertos e disputando alguns jogos tradicionais. Reviva um passado que continua a influenciar o presente de toda uma geração!

Massagens

Relaxe, aprecie o som do rio, sinta todas as dimensões de uma paisagem idílica! Experimente as massagens gratuitas. É que ‘depois de uma grande noite, há sempre um grande dia…’ Uma das formas de recuperar deste fim-de-semana que promete ser “louco” é parando um pouco e mimando músculos.

 

Pintura mural

Tal como Armstrong quando chegou à lua e deixou a marca de uma nação, no Arredas terá a oportunidade de fazer o mesmo! O mural “deixa a tua marca” ficará guardado para a posterioridade… Afinal de contas, um pequeno passo para o Homem não é sempre um grande passo para a humanidade? A melhor forma de o saber é dar um salto a Tregosa nos dias 2 e 3 de Setembro!!!

 

Exposição de montagens

A exposição de montagens será levada a cabo pela h3artstudio, um atelier de artes plásticas onde os seus artistas têm proveniências diferentes, mas o sentido de criação e inovação é o mesmo.
A “linha de força” que os transforma num colectivo extremamente equilibrado é a cumplicidade emocional. Isto é, dois corpos físicos e somente um coração! Porquê o coração? Porque é sempre maior que o próprio Homem!
Estes artistas estarão em Tregosa para uma intervenção artística designada por “cardioart”, através da qual se pretende fazer “um exercício de reflexão sobre o efémero de ritmos e sentimentos”. Venha explorar este campo do sentido e deixe pulsar a sua veia artística!!!

Exposição pintura

Pelo conterrâneo Antonio Américo Silva Freitas surge a exposição de pintura “Fragmentos”! O título enquadra perfeitamente a ausência de um tema definido para a base da exposição, que varia entre o retrato da paisagem e o grafismo do abstracto, apresentando trabalhos a óleo e acrílico, sempre sobre tela. Não tendo formação profissional na área, dedica-se à pintura como um hobby, que o fascina cada vez mais.

Gastronomia

A proposta no que toca à gastronomia é bastante simples: deixe-se deliciar pela diversidade da oferta! Este ano não faltará o famoso porco no espeto, para além das moelas, rojões, pataniscas e os deliciosos doces tradicionais da cultura minhota. E como nem só de comida vive o homem, haverá também uma variedade de vinhos, licores tradicionais – “caseiros” – e a melhor sangria do mundo! Tudo para que viva da melhor forma o Arredas 2011.

WORKSHOPS

Gaita de Foles | 3 SET. 14h00

Ministrado pelo músico Ricardo Coelho, este abordará o enquadramento histórico da gaita de foles. Nascido em 1979, em Vila Nova de Gaia, iniciou aulas privadas de piano clássico com 11 anos e, aos 19, começou com a sua auto-aprendizagem, tendo depois sido acompanhado pela professora galega, Maria Xosé.
Participou, desde a sua formação até Novembro de 2005, como gaiteiro e flautista no grupo “Arrefole”, culminando este trabalho com a gravação do primeiro álbum. Passou também pelo grupo “Bailebúrdia”, onde esteve desde a sua formação até Outubro de 2009. Deu ainda a cara pelos Lúmen. Actualmente, participa nos grupos “Pé na Terra”, “Karrossel”, “Míscaros” e “Trovas d’Amigo”. Em paralelo, dá aulas de gaita de foles.
Fundou e dirige o projecto “Gaiteirus.com”, que tem como propósito a divulgação daquele instrumento que é transversal a muitas culturas no mundo.

Yoga | 3 SET. 16h00

Este workshop pode ser encarado como uma forma de descontrair e entrar em comunhão perfeita com a natureza e o ambiente envolvente. Viva esta arte por inteiro numa das mais belas praias fluviais do rio Neiva.
Danças tradicionais | 3 SET. 17h00

Ministrado pela bailarina Diana Azevedo que, apenas com seis anos, iniciou a sua formação em dança, frequentando aulas de ballet clássico na Escola de Bailado Fátima Vale do Veiga e na Escola de Bailado Parnaso. Finalizou o 6.º Grau da Royal Academy. Desde cedo descobriu uma paixão por artes e costumes tradicionais, pelo que tem vindo a dedicar grande parte da sua vida à recolha de dança e música tradicionais de várias regiões do mundo, com enfoque sobre as culturas da Europa. É, desde 1998, professora de danças tradicionais.

 

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend