Festivais

Imigrantes unidos no festival Todos 2011 – Caminhada de Culturas

Os bairros lisboetas da Mouraria, Martim Moniz e Intendente recebem, entre os dias 8 e 11 de Setembro, a terceira edição do Festival Todos – Caminhada de Culturas. Para além da música a cargo de Terrakota, Jaipur Maharaja Brass Band (Índia), Kouban (Rússia), Gypsy Connection (Espanha / Índia), Orquestra Todos, entre outros, há muitas actividades paralelas: Jogos, Teatro, Dança, Instalação/Performance, Fotografia, Imagem, Gastronomia com Vida.

Aqui vos deixo o extenso programa disponível na página da EGEAC:

 

A terceira edição do Todos, Caminhada de Culturas traz-nos novidades que valorizam o conceito deste festival, que se quer de bairro e em simultâneo que atravesse mundos e culturas unidas pelo anel das artes.

Para este Todos, trabalhámos na procura de uma participação mais intensa, não só de moradores do bairro, como também de outros cidadãos, habitantes de outras zonas de Lisboa, para serem parte integrante do festival. Quisemos oferecer através da preparação do festival, a pulsação do bairro, como experiência. Desta vez, pensámos um conjunto de projectos que vivem da participação comunitária para a sua realização. É o caso de WORLD OF INTERIORS de João Galante e Ana Borralho, que apresenta uma instalação/performance apoiada em textos de Rodrigo Garcia que falam sem rodeios, do mundo em que nos encontramos. Por outro lado, Ainhoa Vidal, inspirada em Gabriel Garcia Márquez, no Beco do Jasmim cria MACONDO, um trabalho único e para aquela pequena praça. Três performers, movimento, música, palavra e famílias vindas de

culturas e nacionalidades dispersas, trabalham sobre o tema da família e da vontade de construir uma aldeia. O confronto entre artistas, os seus imaginários e a realidade de uma rua estreita, como a Rua do Benformoso, formam o ponto de partida para a estreia absoluta da peça a ESQUINA DAS COISAS de Joana Craveiro e Cláudio da Silva.

AS FORMOSAS, outro projecto para a Rua do Benformoso são peças curtas que irão pulverizar a rua com a efervescência dos seus universos insólitos, perversos, poéticos. Félix Lozano, traz à Praça do Martim Moniz o seu solo MARATÓN, um espectáculo de dança para um homem só, encurralado em muralhas de gente. Donatello Brida toca, com o seu grupo, tango vadio na Casa dos Amigos do Minho, Beniko Tanaka cria um pequeno espectáculo de sombras japonesas noCentro Escolar Republicano, marionetas indianas chegam ao Martim Moniz, Lajja Sambhavnath da Comunidade Hindu de Portugal propõe-nos, no Grupo Desportivo da Mouraria, a dança e o canto tradicional indiano para quem quiser aprender. A Fotografia estará presente através de retratos de moradores do bairro, num projecto que se chamou TODOS À TENDA e que conta com trabalhos de Luís Pavão, Luísa Ferreira, Carlos Morganho, Camilla Watson e Cláudia Damas.

As Músicas do Mundo convergem para o Largo do Intendente numa vertigem de concertos unindo ciganos das Índias com ciganos da Andaluzia. Os Terrakota moldam como o barro sons vindos dos pontos mais díspares do mundo num grande concerto. Uma nova orquestra dirigida por Mario Tronco com músicos de várias origens, fará a sua estreia que busca uma música do mundo também ela lusa. Uma fanfarra do Rajastão parte do Largo para serpentear no bairro e encher de luz oriental, as ruelas da Mouraria.

E ainda há as lojas, os restaurantes, documentários feitos por José Barbieri a partir de encontros com moradores. Famílias de várias culturas cozinham com e para o público no Mercado do Forno do Tijolo. A Luta Greco Romana mostra a sua tradição no Grupo Desportivo da Mouraria e jogos do mundo para jogar em família no Sport Clube do Intendente, são outros irresistíveis convites deste Todos.

 

Programação por área

Música

 

PLANO SONORO  01 [ Portugal ] Concerto de guitarras Data: 8 e 9 de Setembro às 15H30

10 e 11 de Setembro às 15H00 | 16H30 | 18H30 Local: Largo Residências, Largo do Intendente, 19 Dur: 20’ | Para todos?

Pedro Salvador criou esta peça que está entre a música e a arquitectura a partir das formas e movimentos encontrados nas maquetes com propostas de intervenção para o Martim Moniz, presentes na exposição “Sonhos para o Martim Moniz”.

 

TANO BRANCAMENTA Y LA MISERIA DELUXE [ Itália/Uruguai ] Tango Vadio

Data: 8 de Setembro às 21H00 Local: Casa dos Amigos do Minho,

Rua do Benformoso, 244 – 1º

Dur: 60’ | Para todos

Colectivo formado em Setembro de 2010 com o objectivo de explorar o lado mais boémio do Tango como forma expressiva, caracterizada pela sua intensa carga emocional. Um cocktail de especialidades culinárias do Bangladesh e do Minho será servido.

MR. ANTÓNIO DELUX SET

[ Portugal ]

Music for pleasure

Data: 8 de Setembro às 22H30 Local: Casa dos Amigos do Minho,

Rua do Benformoso, 244 – 1º

Dur: 90’ | Para todos?

 

Mr. António é antóniopedro versão DJ: estéreo, super-budget, Haute-Fidélité! Exclusivamente para si em 45 e 33 rpm cheios de pó, swing, mambos, mangos, bananas (Mr. António possui uma vasta colecção sobre este fruto), rumbangos, foxs, sambas-côco, slows e todos os hot hits do século passado. Mr. António chega agora perto de si, no coração da cidade!

TERRAKOTA

[ Portugal ]

World Massala

Data: 9 de Setembro às 21H30 Local: Largo do Intendente

Dur: 90’ | Para todos

 

Foi há dez anos a primeira viagem a Burkina Faso, Mali e Senegal. Junior, Alex e Humberto foram aprender, com os músicos locais, balafon, guitarra africana, ngoni e percussão. Seguiram-se o Brasil, Marrocos, Índia, Jamaica, Cuba, Andaluzia, Congo, Cabo Verde…Misturar todas estas culturas sim… mas qual o resultado? Terrakota encontrou o seu próprio estilo: world massala! Fusões inovadoras onde as tradições musicais ancestrais abraçam o século XXI.

 

JAIPUR MAHARAJA BRASS BAND

[ Índia ]

Fanfarra Indiana Ambulante

Data: 10 de Setembro Local: Largo do Intendente e Praça do Martim Moniz

às 11H00 Local: Rossio e Praça do Martim Moniz às 16H00 Data: 11 de Setembro Local: Largo do Intendente e Praça do Martim Moniz

às 11H30 Local: Largo das Olarias e Praça do Martim Moniz

às 16H00

Dur: 45’ | Para todos

A fanfarra Jaipur Maharaja Brass Band é composta por catorze músicos, uma bailarina contorcionista e um fakir, que oferecem um universo explosivo de alegria. Alia a tradição milenar dos ritmos clássicos do Rajastão com o folclore do cinema popular indiano, espalhando, por onde passa, a vivacidade e a festa. Na sua origem, as fanfarras presenteavam com a sua música os nascimentos, casamentos, festas religiosas e festas nacionais. Chegam agora da Índia para convidar o público a percorrer, com o frenesim da sua música, as ruas da Mouraria.

 

KOUBAN

[ Rússia ]

Canto Litúrgico Ortodoxo Russo

Data: 10 de Setembro às 16H00 Local: Lg. de São Domingos – Lg. de São Domingos

Dur: 60’ | M/6

 

A força e a pureza das grandes vozes cossacas. Um fenómeno verdadeiro de arte vocal. O programa é composto por cânticos litúrgicos ortodoxos russos, originários dos grandes mosteiros das regiões de Kiev e de Novgorod. Dotados de uma rara beleza, são executados a capella, evidenciando e explorando as potencialidades da voz masculina como em mais parte nenhuma do mundo. Encontramos aqui, com uma diversidade surpreendente, também o canto polifónico, em que o jogo temperamental destas vozes de Kouban nos deixa perante a poderosa tradição e a cultura religiosa eslava.

 

GYPSY CONNECTION

[ Espanha/Índia ]

As tradições ciganas da Andaluzia e Rajastão em encruzilhada

Data: 10 de Setembro às 21H30 Local: Largo do Intendente

Dur: 90’ | Para todos

 

Uma viagem através do caminho antigo que levou os Roms do Rajastão até à Andaluzia. Os Doad Gitains du Rajastan e os Calle Cerezo Flamenco querem mostrar-nos como o flamenco se manteve próximo das suas origens indianas. Deste encontro, nasce uma música cigana nova, aberta também a improvisações e a danças com uma energia rara. Da Índia dos Maharajas, saltamos para os ritmos do Flamenco que misturam influências árabes, hebraicas e orientais. Muito mais do que um concerto…

 

ORQUESTRA TODOS

[ Internacional ]

Música do Mundo

Direcção Artística e Musical do Maestro Mario Tronco Vice-direcção de Pino Pecorell

Data: 11 de Setembro às 21H00 Local: Largo do Intendente

Dur: 60’ | Para todos

 

Esta nova orquestra fará a sua primeira aparição com músicos de várias origens, na busca de uma música do mundo, também ele luso. Um grupo amplo de músicos de diferentes culturas, com uma própria história musical interessante, que muitas vezes não conseguem viver só do seu trabalho individual. Músicos desconhecidos do grande público, por vezes só de passagem por Lisboa, mas que transportam consigo uma riqueza cultural única, um mundo próprio e singular.

 

DJMK [ Índia/Portugal ] Set de Música Indiana

Data: 11 de Setembro às 18H30

Local: Largo do Intendente

Dur: 60’ | Para todos?

DJ MK (Mayush Kumar) é um dos mais experientes e prestigiados dj’s da música de dança de Bollywood (cinema musical indiano), em Portugal. Tem actuado nas duas últimas décadas nas mais famosas discotecas do país. É especialista em todo o tipo de música indiana, desde a música clássica até ao folclore dos vários estados indianos.

 

MUSIC Gypsy music tradition of Andaluzia and Rajastan, Bollywood, Indian Brass Bands, Russian Ortodox songs, tango, make this rich music program, irresistible.

 

 

Fotografia, Imagem e Arquitectura

 

SONHOS EM OBRAS: DO MARTIM MONIZ AO INTENDENTE

[ Portugal ] Propriedade das Maquetes – EPUL / Coordenação geral: Patrícia Santos Pedrosa / Assistência: Miguel Brinca e Susana Cirilo / Visitas e Oficinas: Andreia Salavessa (ateliermob) e Madalena Marques / Colaboradores: Maria Leite, Laura Korculanin, Moira Difelice, Rodica Postu, Guilherme Carvalho / Colaboração especial: alunos da Escola no 1 EB 1oCiclo e Associação Pró- Infância de Santo António de Lisboa / Acontecimento Musical: Pedro Salvador / Co-produção: Festival TODOS, Largo Residências / Apoios: EPUL, Aleluia Cerâmicas, S.A., Arquivo Fotográfico de Lisboa, ateliermob, Copidouro / Agradecimentos: SOU – Movimento e Arte, Mariana Vasconcelos Visitas Livres

Data: 8 de Setembro das 10H00 às 21H00

9, 10 e 11 de Setembro das 10H00 às 24H00 Oficinas para escolas e público em geral Data: 8 e 9 de Setembro às 10H00às 14H00 Oficinas para toda a família

Data: 10 de Setembro às 15H30 11 de Setembro às 11H00

Local: Edifício Largo, Largo do Intendente, 19

Visitas e oficinas: entre 8 Setembro e 4 de Outubro sob marcação para o número 919049542 ou via mail: info@largoresidencias.com mais info: www.largoresidencias.com

Para todos

 

Tal como o Festival Todos as cidades são feitas de muitas coisas e de muitas pessoas. A sua força está na confluência de cores, sons, cheiros e gestos múltiplos. Nas cidades projectamos os nossos desejos: queremos ser melhores e que as cidades também venham a ser mais nossas e mais simpáticas nas suas vivências. Daqui parte o desafio desta exposição. Por um lado, procura-se olhar para a diversidade de sonhos projectados para o Largo do Martim Moniz ao longo de décadas. Por outro, partindo do Largo do Intendente, propõe-se um faz-de-conta arquitectónico e urbano, recheado de pequenas e quotidianas coisas que preenchem os largos das nossas vidas urbanas. No final, pomos mãos à obra e através das visitas e oficinas propostas, ficam no ar os sonhos que alimentam as cidades e que inevitavelmente somos todos nós.

 

EXPOSIÇÃO TODOS

[ Portugal/Reino Unido ] Exposição Inauguração 8 de Setembro às 20H00

no Núcleo Fotográfico da CML, Rua da Palma

Data: 8 a 11 de Setembro a qualquer hora Local: Rua do Benformoso e Praça do Martim Moniz

Data: 9, 10 e 11 de Setembro das 10h00 às 20H00

Local: Núcleo Fotográfico – Arquivo Municipal de Lisboa Para todos?

Luís Pavão traz-nos um projecto imaginado por si e concretizado pelo grupo de cinco fotógrafos que têm acompanhado o Todos desde a sua primeira edição: Luísa Ferreira, Camilla Watson, Carlos Morganho e Cláudia Damas. Uma tenda instalada no Largo do Intendente convidou os transeuntes, os moradores deste bairro a se deixar fotografar num retrato que lhes é oferecido. Retratos de família, com um amigo, o cunhado, a namorada ou a sós, são a matéria para este projecto que convidou Todos à Tenda. As melhores fotografias foram distribuídas por três locais do bairro, a Praça do Martim Moniz, o Núcleo Fotográfico – Arquivo Municipal de Lisboa, na Rua da Palma e as varandas da Rua do Benformoso.

 

 

LADO A LADO / SIDE BY SIDE

[ Portugal ]

Instalação vídeo

Autoria: José Barbieri; vídeo: Rafael Del Rio, Solange Carvalho; Colectivo MEMORIAMEDIA

Data: 8 de Setembro às 21H00

9 e 10 de Setembro às 21H00 | 23H00

11 de Setembro às 20H30 Local: Largo do Intendente

Dur: 30’ | Para todos

Uma instalação vídeo que revela pormenores de vida das diversas comunidades que habitam e trabalham no interior deste bairro. Lado a lado, um colectivo de videastas percorre o bairro, vai ao encontro de pessoas que o acaso faz encontrar. Realizam- se entrevistas que se gravam. Nestas entrevistas, as pessoas partilham a sua língua e cultura de origem, as expectativas de vida actuais, o seu quotidiano e relações, o seu imaginário. O resultado será uma instalação vídeo na rua, porta para outros universos humanos. As projecções sucedem-se mostrando um caleidoscópio de cantos, contos, roupas, danças, silêncios, lugares e olhares. No Núcleo Fotográfico – Arquivo Municipal de Lisboa, está disponível a totalidade dos vídeos produzidos, para consulta de todos.

 

PINHOLE PARA TODOS [ Reino Unido ] Oficina de Fotografia com Camilla Watson

Data: 10 a 11 de Setembro das 15H00 às 18H00

Local: Largo dos Trigueiros

Dur: 30’ | Para todos

No Largo dos Trigueiros, um momento para fazer a sua fotografia a partir dos princípios do pinhole e assim montar uma exposição no estendal do Largo. Depois de ter tirado a sua fotografia, a ter revelado e lhe ter dado banho numa piscina ao ar livre, deixe-a a secar e a exibir-se numa exposição informal de TODOS.

PHOTOGRAPHY, IMAGE AND ARCHITECTURE Portraits of people living or passing by in the square of Intendente, together with documentaries made with the stuff of human stories found in the streets, make it possible to meet the ways of living of this neighbourhood.

 

Benformoso

 

ESQUINA DAS COISAS [ Portugal ] Criação e interpretação: Cláudio da Silva e Joana Craveiro em colaboração com habitantes, transeuntes e trabalhadores da Rua do Benformoso.

Teatro

Data: 8 de Setembro às 21H00

9 de Setembro às 20H00 | 23H00

10 de Setembro às 11H00 | 16H30 | 19H00 | 23H00

11 de Setembro às 15H00 | 16H00 | 17H00 |18H00 | 19H00

Ponto de partida: Largo Residências,

Largo do Intendente, 19

Dur: 30’ a 60’ | Para todos

Rua do Benformoso. Um homem e uma mulher estrangeiros ali, numa casa, naquela rua. Estrangeiros um ao outro, também. Em episódios que se desenrolam ao longo dos quatro dias do festival, relatam uma relação construída durante três meses com a rua, entre os próprios performers e o seu trabalho, com os vizinhos do Benformoso bem como com os que por lá passam, estrangeiros como eles, e outros tantos que a ela tornam sem saber muito bem porquê. Trabalhando a partir da observação directa, da recolha de histórias e das vivências que aquela rua e a partilha de casa oferecem, Esquina das Coisas começa em casa e abre-se depois sobre a rua, os seus lugares e pessoas, cheiros, fachadas, línguas, bilhetes nas portas, as músicas improváveis, as casas em ruínas e os jardins escondidos. Esquina das Coisas é uma espécie de visita guiada a uma geografia improvável das coisas e à geografia interior do olhar.

 

AS FORMOSAS [ Portugal/Japão ] Artistas: Ana Cloe, Mafalda Saloio, Miguel Fragata, Catarina Requeijo, Lucilia Raimundo, Ricardo Gageiro, Nicolas Brites, Claúdia Gaiolas, Paula Diogo, Leticia Liesenfeld, Mariana Lemos, Yola Pinto, Luís Godinho, Beniko Tanaka, Maestro Filipe Oliveira (Grupo de Concertinas do Minho).

Data: 10 de Setembro das 15H00 às 16H30 e das 17H00 às 18H30

11 de Setembro das 15H00 às 16H30 e das 18H00 às 19H30

Local: Chafariz da Rua do Benformoso (Ponto de Encontro)

Para todos

As Formosas, projecto para a Rua do Benformoso, é constituído por catorze peças curtas, entre o Teatro de Sombras, de Objectos, de Marionetas e a Dança, que irão pulverizar esta rua com a efervescência dos seus universos insólitos, perversos, mágicos, poéticos. Um programa para conhecer esta artéria nevrálgica da Mouraria através do pretexto de encontrar o Teatro e a Dança que nela se escondem. À janela, numa cabine, no mini-mercado ou café, estas peças que falam de roubos, sustos, amores e humores, ficam na memória do espectador como lembrança que se leva do Benformoso.

 

BAILE NA CASA DOS AMIGOS DO MINHO

[ Portugal ] Data: 11 de Setembro das 16H00 às 20H00

Local: Casa dos Amigos do Minho

Para todos

 

Um salão de baile antigo, um palco em miniatura, um espelho cheio de pares que giram à volta da festa. A festa de estar junto, de voltar ao Minho todos os domingos, sem sair de Lisboa. Venha ouvir os seus pés deslizar sobre o soalho de madeira da Casa do Grupo Excursionista Recreativo dos Amigos do Minho em plena Rua do Benformoso. Uma exposição de fotografias de Luís Pavão veste as paredes com mais de 20 anos de domingos dançantes.

BENFORMOSO A narrow street filled with shops, run by indian, portuguese and chinese families will be “visited” by the arts. Short dance, theatre and music pieces will be waiting for you.

 

Dança

 

DANÇAS POPULARES E TRADIÇÕES DA ÍNDIA [ Índia ] Comunidade Hindu de Portugal

Data: 8 e 9 de Setembro das 18H30 às 20H30 Local: Grupo Desportivo da Mouraria, Tv. da Nazaré, 21

(Antigo Palácio dos Távora)

Preço: 5€ | sujeito a inscrição prévia para festival.todos@gmail.com

Dur: 240’ | M/6

Padhant – workshop de dança clássica indiana

Padhant, em hindi, significa recitar. Contudo, não se trata apenas de recitar. Sons ou fonemas habitualmente presentes na música e dança indiana são aqui utilizados para criar frases rítmicas e melódicas que resultam em composições estruturadas. Estas composições transportam o público para uma paisagem visual e de aura. Acompanhado com percussão, o workshop terminará com uma pequena apresentação do trabalho desenvolvido.

 

Data: 10 de Setembro às 16H30 Local: Grupo Desportivo da Mouraria, Tv. da Nazaré, 21

(Antigo Palácio dos Távora)

Dur: 75’ | M/6

Dandiya Raas – workshop de dança popular indiana

Dandiya Raas é a forma mais popular de Raas, que acontece durante o Navratriin Gujarat, e que celebra a energia masculina. É dançada por homens e mulheres em dois círculos, utilizando paus, sendo por isso também conhecida pelo nome de “dança das espadas”. Os paus representam a espada da Deusa Durga. A origem desta dança remete-nos para a vida da divindade Krishna.

 

Data: 11 de Setembro às 16H30 Local: Grupo Desportivo da Mouraria, Tv. da Nazaré, 21

(Antigo Palácio dos Távora)

Dur: 75’ | M/6

Garba – workshop de dança popular indiana

Garba é uma dança tradicional da região occidental da Índia. É uma das formas mais populares de dança, executada por mulheres, que celebra a energia feminina. As figuras circulares e espirais de Garba têm semelhanças com outras danças espirituais. Tradicionalmente esta dança realiza-se ao longo do nono dia do Festival de Navaratri – nava significa nove e ra?tri? significa noites. As músicas que acompanham a dança são históricas, tendo já atravessado várias gerações.

 

Data: 11 de Setembro às 18H00 Local: Grupo Desportivo da Mouraria, Tv. da Nazaré, 21

(Antigo Palácio dos Távora)

Dur: 90’ | M/6

Henna – workshop de pintura de mãos e pés

Mehndi é a aplicação da henna como uma forma temporária de decoração da pele, no sul da Ásia, no Médio Oriente e no norte de África. As decorações mehndi tornaram-se famosas no final dos anos 90, quando começaram a ser conhecidas por tatuagens henna. A henna é tradicionalmente aplicada em ocasiões especiais, como casamentos e festivais. É desenhada na palma das mãos e dos pés, onde a cor permanece mais escura. É uma forma de decoração utilizada principalmente por noivas.

 

MACONDO

[ Espanha/Portugal/Alemanha ] Data: 9 de Setembro às 19H30

10 e 11 de Setembro às 15H30 | 19H30

Local: Beco do Jasmim

Dur: 60’ | M/3

 

” O mundo estará fodido de vez”, disse então, “no dia em que os homens viajarem em primeira classe e a literatura no vagão de carga”.Cem Anos de Solidão, Gabriel Garcia Márquez

Macondo é uma aldeia que aparece e desaparece. Um lugar levantado por um homem e uma mulher ao fugir do terror duma superstição. Macondo é um estado de paixão, de guerra, de traição, de descobrimento, de milagre, de beleza, de crença, de solidão e de morte. É uma roda que gira geração após geração, numa pequena humanidade duma história já escrita.

Criação de Ainhoa Vidal em co-criação com Àfrika Ferrin, João Vladimiro e Johaness Krieger. Com a participação de habitantes do bairro e de Lisboa.

 

MARATÓN

[ Espanha/Portugal ]

Solo de Dança de Félix Lozano

Data: 10 de Setembro às 17H00 11 de Setembro às 15H30 | 17H00

Local: Praça do Martim Moniz

Dur: 20’ | M/3?

…Na Maratona os corredores vão sempre para a frente com esperança… Mas com ameaças por trás Neste Maratón não há direcções, corre-se no sítio

Correr não é só avançar rapidamente Correr é o acto compassado e coordenado de todo o corpo Mesmo que seja no sitio O sentido não é o importante A vida só tem uma direcção, De ida!

DANCE Indian popular dance and reciting traditions, contemporary and community dance not to be missed.

 

Performance

 

WORLD OF INTERIORS

[ Portugal ]

Performance / Instalação

CasaBranca / João Galante e Ana Borralho

Data: 9 e 10 de Setembro das 18H30 às 20H30 11 de Setembro das 17H30 às 19H30

Local: Edifício Amparo, Rua da Mouraria, 64

M/6

 

World of Interiors é uma Performance/Instalação onde o público é confrontado com uma imagem inquietante: pessoas deitadas no chão, de olhos fechados e sem movimento evidente. Aparentemente nada acontece no exterior. Perante este vazio, é exigido ao público uma acção, uma aproximação, um toque, um avanço na intimidade dos corpos, uma proximidade entre o público e os performers para que se dê uma partilha deste mundo interior. Nessa intimidade somos intersectados por textos – as palavras de Rodrigo Garcia são-nos sussurradas dentro de uma ténue fronteira íntima. O espectador é convidado a entrar e sair conforme a sua vontade.

PERFORMANCE World of Interiors is a piece to lie down and listen to the inner voice of the world.

 

Teatro de Marionetas

PETIT CIRQUE A L’INDIENNE [ França ] Teatro de Marionetas

Data: 10 e 11 de Setembro às 12H00 | 15H00

Local: Praça do Martim Moniz

Dur: 30’ | Para todos

Um espectáculo de marionetas Kathputli do Rajastão pela Companhia Hippocampe Théâtre. Neste cabaret musical e visual, um verdadeiro circo de madeira feito de números divertidos e fascinantes, oferece-nos proezas de um malabarista que joga a sua cabeça pelo ar, um cavalo que monta o cavaleiro e uma bailarina de madeira que dança com tal veracidade, que nos parece vê-la sorrir…

 

PUPPET THEATRE This indian puppet theatre, “Le Petit Cirque a L’Indienne” a moment to let yourself fall in love with a wooden indian princess…

 

Gastronomia com vida

 

LIÇÕES DE CULINÁRIA [ China/Índia/Ucrânia/Brasil/Cabo Verde/ S. Tomé e Príncipe ] Exposição de Retratos Data: 10 e 11 de Setembro das 10H00 às 14H00

Local: Mercado do Forno do Tijolo, Rua Maria da Fonte Preço: 6€ | sujeito a inscrição prévia para

festival.todos@gmail.com Tm. 914 144 311 / 966 374 388

M/6

Cinco Lições de Culinária acompanhadas de um almoço em família. Famílias da China, Índia, Ucrânia, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, cozinham com e para o público. Uma manhã para conhecer e conversar sobre uma cultura, enquanto se prepara uma refeição. Também um pretexto para conhecer as lojas onde tudo se pode adquirir, um conjunto de receitas que vêm de longe, mas sobretudo proporcionar à volta da mesa, um encontro saboroso.

COOKING 5 cooking experiences with distant flavours. China, Índia, Ukraine, Brasil, Cape Verte and São Tomé and Príncipe.

 

Jogos

JOGOS DE MESA [ Várias origens ] Data: 10 e 11 de Setembro das 15H00 às 19H00

Local: Rua da Mouraria

M/6

Ping Pong na Rua da Mouraria: cinco mesas de ping pong dispostas ao ar livre, mesmo em frente ao Centro Comercial da Mouraria, transformam esta rua pedonal num grande salão de jogo. Convidamos o público a vir treinar na companhia de jogadores chineses de várias idades.

 

JOGOS DE TABULEIRO Do mundo vão ser servidos nos seus tabuleiros… [ Várias origens ]

Data: 10 e 11 de Setembro das 15H00 às 19H00

Local: Sport Clube do Intendente, Largo do Intendente

M/6

Jogos de Tabuleiro do mundo no Sport Clube do Intendente: porque não aprender a jogar vários jogos de tabuleiro oriundos de vários pontos do mundo? Na companhia daqueles que os sabem jogar, venha conhecer o charme do Sport Clube do Intendente, beber uma bebida e descansar as pernas aprendendo a jogar em família ou sozinho mahjong, mancala, chaupar, mikado que tendo nascido na Europa, se faz com a paciência de chinês…

 

LUTA GRECO ROMANA [ Portugal ] Data: 10 e 11 de Setembro às 18H00

Local: Grupo Desportivo da Mouraria,

Travessa da Nazaré (Antigo Palácio dos Távora)

Dur: 30’ | M/6

A Luta Greco Romana usa o ginásio como palco para o seu jogo. Uma tradição no Grupo Desportivo da Mouraria para visitar e conhecer os atletas que no coração do bairro, continuam esta tradição.

 

GAMES Games to play at the table coming from China, Africa and India…An opportunity to see the ancient roman and greek fighting practiced in this local club.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend