As margens do Rio Lima em Ponte da Barca recebem nos próximos dias 10 e 11 de Agosto a 5ª edição do Festival Folk Celta desta localidade minhota, organizado pela Câmara Municipal de Ponte da Barca.
A Praça Terras da Nóbrega recebe, na primeira noite (dia 10), os portugueses MagMell, os bascos Briganthyae os polacos Beltaine (que também estarão no Intercéltico de Sendim, na semana anterior).
Na segunda e última noite (dia 11), José Barros & Navegante convidam Isabel Silvestre, José Manuel David e Rui Júnior para se juntarem à festa, complementada com os portuenses Pé Na Terra e com os galegos Quempallou que, de acordo com o disco que editaram recentemente (“Vellas Novas”), são mestres de viñoloxia (ciência que explica o porquê do consumo habitual de vinho baixar os índices de reserva nas adegas).
Para além dos concertos (e do vinho servido pelos Quempallou), o Folk Celta oferece ainda «uma feira de artesanato urbano onde para além de produtos tradicionais e trabalhos de jovens criadores nas áreas do têxtil, beleza e bem-estar, encontrarão ainda uma área lounge com massagens, yoga, meditação».
Para assinalar esta 5ª edição, a organização preparou um disco comemorativo para oferecer aos visitantes, e que revela o cruzamento de sonoridades musicais folk e celta de origem ibérica, pelo qual o festival é conhecido.
O acesso à Feira Alternativa, em funcionamento a partir das 15h00, é livre e a entrada para os concertos, com início às 22h00, tem um preço simbólico de 3€, para um dia, e 5€ para os dois dias. Os bilhetes encontram-se à venda no local.