O festival de danças tradicionais Andanças decorre, entre 01 e 05 de agosto, em Celorico da Beira, com novo formato, mas a mesma marca que a associação PédeXumbo criou nos últimos 17 anos em Carvalhais, São Pedro do Sul.
Ana Martins, da PédeXumbo, explicou hoje à agência Lusa que este formato, criado para corresponder a uma iniciativa da Câmara Municipal de Celorico da Beira, tem dois momentos distintos, “embora em continuidade”: o festival Danças na Água, de quarta-feira a sábado, e o Andanças24, entre as 15:00 de sábado e as 15:00 de domingo.
O Andanças24 são 24 horas dedicadas à dança, o elemento mais denso do imaginário criado em quase duas décadas por aquele que é um dos mais antigos festivais de danças tradicionais da Europa, sem deixar de contar com as oficinas de dança, bailes “e um conjunto de atividades paralelas diversas”.
O festival de Danças na Água e o Andanças24 vão ter lugar na aldeia de Ratoeira, nas margens do Rio Mondego, correspondendo, apesar de um formato “de transição”, à exigência ecológica que sempre marcou o Andanças.
Os monitores, alguns dos quais, como Mercedes Prieto e Petchu, estão com o Andanças desde o início, ou os grupos como Uxu Kalhus ou Toque do Caramulo, entre cerca de uma dezena, vão ser presença em Celorico da Beira.
Esta presença, segundo Ana Martins, vai “garantir esta marca da PédeXumbo”, que fez do Andanças um dos mais concorridos festivais da Europa, com quase 30 mil pessoas na sua última edição em Carvalhais.
A edição tradicional do Andanças, com sete dias de dança, bailes, oficinas de dança, sob o azimute da sustentabilidade ecológica e do voluntariado, vai voltar em 2013, embora a PédeXumbo não tenha ainda a localização definida.
“Nestes últimos meses fizemos visitas a diversos locais no país, alguns com muito potencial, para que o Andanças se volte a fixar. Mas com diferenças em relação a Carvalhais. Será um local com uma estrutura fixa e não desmontável, com maior capacidade e para que possa continuar a funcionar ao longo do ano com diferentes iniciativas, salvaguardando sempre a dimensão ecológica do festival”, explicou.
Para Celorico da Beira, Ana Martins adiantou à agência Lusa que a PédeXumbo espera “menos pessoas que nas edições normais de outros anos”, mas notou que “as pré-inscrições denotam que é o público que acompanha o Andanças que vai estar presente em maior número”, onde grande parte são famílias que se criaram e cresceram ao ritmo do Andanças.
Fonte: Lusa, 2012-07-31