O duo Astrakan Project da luso francesa Simone Alves leva a sua música bretã ao palco do Centro de Artes de Sines, esta sexta-feira, 5 de abril.
A dupla tem trabalhado em conjunto em diferentes grupos musicais nos últimos 10 anos, entre os quais se destaca o primeiro coletivo – Norsk – da academia Kreiz Breizh, de Erik Marchand, que passou pelo Festival Músicas do Mundo de Sines em 2008.
Simone Alves (voz) e Yann Gourvil (programações, alaúde, saz, violino, guitarras) criaram o Astrakan Project há cerca de três anos, quando se mudaram para Istambul, na Turquia, por sentirem necessidade de continuar a tocar as suas músicas com origem na Bretanha.
Os temas são interpretados em bretão, uma língua celta que ainda é falada por habitantes daquela região do noroeste francês, ao som de instrumentos de cordas mais comuns, como a guitarra e o violino, ou mais tradicionais, como o alaúde e o saz (típico da Turquia).
Amor, morte, paixão, vingança, política e lendas são alguns dos temas das músicas de Simone Alves e Yann Gourvil, cuja origem tanto pode remontar à Idade Média, como às primeiras décadas do século XX.
Em 2012, a dupla lançou o seu primeiro álbum, com nove faixas, integralmente produzido e comercializado pelos músicos.
O concerto no Centro de Artes de Sines está agendado para as 22:00 de sexta-feira.
(com Lusa)