Os tanzanianos Jagwa Music actuam hoje à noite em Lisboa no Musicbox (ao Cais do Sodré), pelas 22h30, no encerramento do primeiro semestre das Heineken Series locais. No sábado (quase) encerram a 16ª edição do FMM de Sines na Av. da Praia (logo depois dos Balkan Beat Box encerrarem as actividades no Castelo) e no domingo sobem a Barcelos para participar no Milhões de Festa.
A história dos Jagwa Music é exemplo para muitas bandas oriundas da costa Oeste de África, cujas raízes estão assente no Chakacha, um estilo de música de dança das tribos Swahili. Do encontro entre esta herança etnográfica local e o sintetizador Casio, nasce o Mchiriku. O som que se tornou assinatura nos subúrbios de Dar es Salaam tem no colectivo de oito músicos embaixadores mundiais. (musicbox)
A Musicbox Heineken Serie de hoje, para além de Jagwa Music inclui ainda a componente clubbing, com Baris K, «o digger que tem posto a descoberto o filão da música de dança turca, agrupando referências desde o rock psicadélico e até ao disco.»