Notícias

Kimmo e Kepa na 11ª edição do Acordeões do Mundo

Acordeões do Mundo

Os foles vão voltar a abrir-se em Torres Vedras para espalhar as sonoridades do acordeão em propício ambiente outonal. É mais um Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras, que se celebra entre os dias 25 de outubro e 11 de novembro.

Esta edição arranca no dia 25 de outubro, a partir das 22h, no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras com uma homenagem à lenda da música de acordeão em Portugal, a recentemente falecida Eugénia Lima. Espectáculo que contará com as prestações dos instrumentistas Bianca Luz, Emanuel Soares, Francisco Maia Batista, Mário Paulo & João Costa, Sofia Henriques, Teresa e Rodrigo Maurício, Tiago Inácio, Vítor Apolo e Vítor Pastor e Sérgio Pastor.

A 31 de Outubro, o Teatro-Cine de Torres Vedras recebe o duo luso-brasileito João Frade & Munir Hossn que apresentam o projeto “Piriquitos e Botonetes”.

A 1 de Novembro, Kepa Junkera regressará ao Teatro-Cine de Torres Vedras, depois de ter atuado neste espaço na primeira edição dos Acordeões do Mundo, e cumprindo trinta e cinco anos de carreira a tocar a sua trikitixa, apresentará um espetáculo em que o mote será a história deste instrumento.

No dia 7 de novembro será a vez do Pietro Adragna Ensemble subir ao palco da sala de espetáculos municipal torriense para um concerto em que este campeão do mundo de acordeão será acompanhado por um percussionista e um contrabaixista.

O concerto do finlandês Kimmo Pohjonen – um dos mais representativos nomes do acordeão ligado à música popular e contemporânea -, no dia 8 de novembro, com o qual iniciará uma digressão em Portugal, será o último momento alto desta décima primeira edição do Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras.

Já numa vertente mais tradicional deste festival voltam a realizar-se as merendas do acordeão, que consistem em atuações de acordeonistas populares em cafés, pastelarias, restaurantes e hotéis do concelho de Torres Vedras, ao final da tarde, o que é acompanhado pela prova e apresentação de vinhos, bem como pela degustação de queijos.

Tendo como base a forte e antiga tradição do acordeão no concelho de Torres Vedras, este evento pretende, assim, mais uma vez, não só revisitar velhas melodias mas também levar à descoberta de novas sonoridades e universos musicais, “rasgando” dessa forma a ideia comum e redutora de que o acordeão é apenas um relicário do passado rural…

O 11.º Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo é organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras.

Informação adicional disponível em www.acordeoesdomundo.com

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend