Notícias

70 cavaquinhos, 70 artistas no Mosteiro dos Jerónimos

Cavaquinhos

No Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, a 27 de Novembro é inaugurada a exposição – 70 Cavaquinhos / 70 Artistas produzida pela Associação Cultural Museu Cavaquinho. Estará patente ao público até 12 de Janeiro.

Esta exposição vai realizar-se em dez Municípios, na maioria, transversais à prática do Cavaquinho – BRAGA, COIMBRA, FUNCHAL, GUIMARÃES, HORTA, LISBOA, PORTO, S.ROQUE DO PICO, VIANA DO CASTELO e VILA PRAIA DO CAMPO.

Desde a sua constituição que a Associação vem contando com o apoio de artistas plásticos conceituados entre os quais Pedro Cabrita Reis, Júlio Pomar e Julião Sarmento. Desta ligação nasceu a ideia de produzir uma exposição tendo a Associação, para tal, convidado 70 artistas – a maioria jovens criadores – de vários pontos do País propondo a cada um deles um cavaquinho como suporte de intervenção plástica.

Após a realização nas cidades referidas, a Exposição ficará disponível a todas as instituições de Portugal e estrangeiro que a requisitem.

A sua preparação foi possível através do patrocínio inicial da fábrica industrial de instrumentos musicais – APC –, a que se juntou a fábrica artesanal – Artimúsica – e dez artesãos individuais: Alfredo Machado, António Faria Vieira, António Monteiro, Carlos Jorge Pereira Rodrigues, Domingos Machado, Fernando Meireles, José Gonçalves, Mário Estalisnau, Nuno Russel e Víctor Félix que construíram os restantes cavaquinhos para serem intervencionados pelos artistas plásticos.

LIVRO DE ARTE

A enorme qualidade das obras produzidas acabou por evidenciar a necessidade de produzir um Livro de Arte, que a Associação Museu Cavaquinho entretanto concebeu, replicando o título da Exposição e reportando a totalidade das obras e respectivos autores.

Com fotografia de José Manuel Costa Alves e design de Salomé Nascimento, o livro – em quadricromia e de capa dura – tem 160 páginas é de uma grande qualidade estética e gráfica. O seu conteúdo comporta um conjunto de imagens – de ângulos diferentes – de todos os Cavaquinhos que foram objecto de intervenção plástica e estará à venda, não só nos locais da Exposição, mas também nas livrarias e museus. Distribuído por Tradisom.

AC MUSEU CAVAQUINHO

A Associação Cultural e Museu Cavaquinho — cuja figura central e Presidente da Direcção é o músico Júlio Pereira, principal responsável pelo renascimento e reactualização do instrumento — foi constituída em Julho de 2013 e tem como fim documentar, preservar e promover a história e a prática do cavaquinho.

Desde então a Associação tem trabalhado nos bastidores, criando as condições necessárias à investigação do instrumento, através das ligações com musicólogos, historiadores, etno-musicólogos e antropólogos e celebrando protocolos com as comunidades académica e associativa, Municípios e também com a Direcção Geral do Património Cultural.

Tem vindo igualmente a inventariar construtores, músicos e grupos de Cavaquinho. Ainda sem edifício próprio, a Associação vai mostrando o desenvolvimento do seu trabalho no seu site oficial: www.cavaquinhos.pt onde podemos encontrar cerca de 140 modelos de Cavaquinhos portugueses, várias páginas didácticas e galerias de imagens e vídeos além da história deste instrumento em Portugal Continental, na Madeira e Açores, Havai, Brasil, Cabo verde e Indonésia. O site já se encontra traduzido em Inglês.

A Exposição 70 CAVAQUINHOS 70 ARTISTAS, produzida pela AC Museu Cavaquinho faz parte de um conjunto de actividades que a Associação promove no sentido de sensibilizar a população para a riqueza patrimonial deste instrumento e da sua prática.

Nota de Imprensa

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend