Festivais

FMM Sines 2016: de 22 a 30 de Julho

Os centros históricos e as praias de Sines e Porto Covo, na Costa Alentejana, aguardam pela chegada de mais um FMM Sines – Festival Músicas do Mundo. De 22 a 30 de julho de 2016, a 18.ª edição do festival apresenta 47 concertos com alguma da melhor música que se está a produzir no mundo neste momento.

Como acontece desde 2014, o festival começa em Porto Covo, com três dias de música (22, 23 e 24 de julho) no Largo Marquês de Pombal, a praça pombalina no centro da aldeia. Nos dias 25 e 26, o festival chega à cidade de Sines para dois dias com concertos no Centro de Artes e no Largo Poeta Bocage. De 27 a 30 de julho, o festival atinge o pico da sua intensidade com espetáculos no Castelo medieval e no palco montado no passeio marítimo junto à Praia Vasco da Gama.

A grande viagem da música

Vencedor do prémio de melhor alinhamento artístico dos Iberian Festival Awards 2015, o FMM Sines propõe em 2016 um programa que cruza oceanos, atravessa continentes e derruba fronteiras criativas.

Partindo da Ásia, encontramos Nine Treasures, uma banda de folk metal que cruza os sons da tradição da região chinesa da Mongólia Interior com a modernidade de Pequim.

Da China, cruzamos o Pacífico para chegar à América do Norte, onde nos espera o afro-reggae da Wesli Band, liderada por um músico haitiano radicado no Canadá. Dos EUA chega a fusão entre jazz e hip hop que resulta do encontro entre o David Murray Infinity Quartet e Saul Williams.

Descendo o continente americano, chegamos à Colômbia, que contribui para o FMM Sines 2016 com três propostas contemporâneas: a experiência com percussão reciclada de Alibombo, os sons psicadélicos de Los Pirañas e as vibrações afrocaribenhas de Systema Solar.

A juventude é uma marca da delegação brasileira, composta pelo hip hop e o funk de BNegão & Seletores de Frequência, o rock com toques de MPB da Graveola e as inspirações afrobeat da orquestra Bixiga 70.

Do sul da América do Sul é originária a cantora-compositora argentina Juana Molina, uma das maiores figuras da música alternativa latino-americana.

África de todas as latitudes

Atravessando o oceano Atlântico e entrando no Índico, desembarcamos a leste do Madagáscar, na ilha Reunião. É aqui que encontramos uma das figuras mais respeitadas das músicas de raiz tradicional em todo o mundo: Danyèl Waro, renovador do maloya.

Entramos no continente africano pela África do Sul, país natal de Mo Laudi, DJ que tem ajudado a divulgar o afro-house nas pistas de dança de Londres, de Paris e do mundo.

Seguindo para norte, atingimos Angola, com dois grandes nomes nesta edição do festival: Paulo Flores, o rei do semba, e DJ Satelite, impulsionador da música de dança angolana na cena internacional.

Do território de fronteira entre Angola e a República Democrática do Congo (com ligações a Lisboa) emerge Konono n.º 1 meets Batida, o concerto que transpõe para o palco o encontro do disco homónimo lançado este ano. Também do Congo, o festival recebe Mbongwana Star, agrupamento criado a partir do núcleo dos extintos Staff Benda Bilili.

Mantendo-nos em África, chegamos ao Gana para conhecer a “voz de ouro do highlife”, Pat Thomas, que se fará acompanhar em Sines pela Kwashibu Area Band. Voando para noroeste chegamos a músicos de duas “Guinés”: Karyna Gomes, cantora que mostra o lado mais urbano da música da Guiné-Bissau, e Moh! Kouyaté, um “griot” moderno da Guiné-Conacri.

O Mali tem este ano como representante a banda Bamba Wassoulou Groove, um encontro das músicas da região de Wassoulou com o rock. A vizinha Mauritânia estreia-se no festival com Noura Mint Seymali, que cruza a tradição moura com a eletricidade psicadélica.

Estamos já no norte de África, onde descobrimos dois modernizadores das músicas com raízes no Magrebe: o percussionista tunisino Imed Alibi e o rocker argelino Mehdi Haddab, que regressa a Sines com a sua banda Speed Caravan, desta vez com um fundo de ritmos senegaleses. Do Egito chega o som de Islam Chipsy & E.E.K., uma das mais entusiasmantes propostas de música ao vivo do planeta.

De leste a oeste

Subindo para o Levante e para o Cáucaso, encontramos o cantor-compositor libanês radicado em França Bachar Mar-Khalifé, o diálogo instrumental entre Arménia e Turquia promovido por Vardan Hovanissian & Emre Gültekin e a tradição polifónica georgiana por um dos seus agrupamentos mais destacados, Alaverdi.

Do leste europeu, o FMM traz a Sines o cabaret ucraniano das Dakh Daughters e a frescura da folk dos estonianos Trad.Attack!

O génio escandinavo é este ano trazido pelo trio de improvisação 1982, composto por três dos melhores músicos noruegueses.

O Reino Unido promete deixar uma marca muito forte em 2016, com a participação de Billy Bragg, um dos grandes cantores políticos europeus, The Unthanks, expoente da folk britânica contemporânea, e The Comet is Coming, uma banda jovem entre o jazz e a eletrónica.

Fazemos uma paragem em Amesterdão porque foi nesta cidade que nasceu uma das bandas com geografia mais complexa desta edição do festival: Fumaça Preta, um grupo composto por um luso-venezuelano e três britânicos cujo som é um cocktail tropical psicadélico.

A seleção portuguesa para 2016 varia entre grupos fundados na tradição musical – Segue-me à Capela, Criatura, Retimbrar e Sebastião Antunes & Quadrilha – e músicos a solo com veia experimental – Norberto Lobo e Filho da Mãe. Mais perto da música alternativa, surgem os também portugueses Jibóia e a jigsaw & The Great Moonshiners Band. A tribal dance dos OliveTreeDance e os blues de Hearts and Bones mostram ainda outras vertentes da criação musical portuguesa.

Terminamos navegando até dois arquipélagos atlânticos. Das Ilhas Canárias, o festival recebe Germán López, um especialista no “timple”, instrumento de cordas da família do cavaquinho. De Cabo Verde, é uma honra acolher a lenda do funaná Bitori e um projeto que é na verdade luso-cabo-verdiano: o encontro entre o quarteto do saxofonista Carlos Martins e a cantora Jenifer Solidade.

FMM Sines para além dos concertos

Tal como sempre acontece, ao programa de concertos do FMM Sines – Festival Músicas do Mundo acresce em 2016 um programa de iniciativas paralelas.

Nos dias 22 e 23 de julho, às 18h00, no Largo Marquês de Pombal, em Porto Covo, José Braima Galissá, mestre guineense do kora, anima os fins de tarde.

Entre 25 e 28 de julho, entre as 14h00 e as 17h00, decorre, no Centro de Artes de Sines e na Escola das Artes do Alentejo Litoral um workshop de construção de instrumentos e formação musical por Paulo Morais e Marco Santos. O workshop tem uma apresentação pública no dia 29, às 16h30, no Pátio das Artes. Mediante inscrição no Centro de Artes.

A programação para crianças volta a contemplar ateliês com músicos do festival, no Pátio das Artes, às 11h00: Alibombo (dia 26), Danyèl Waro (dia 27), Bixiga 70 (dia 28), Bitori (dia 29) e Sebastião Antunes (dia 30). Mediante inscrição no Centro de Artes.

Também para crianças e famílias, acontecem duas iniciativas na blackbox do Centro de Artes, no dia 26 de julho, ambas criadas e interpretadas por Catarina Moura e Luís Pedro Madeira: às 10h00, realiza-se o concerto de músicas do mundo “Mundo ao Colo”, para bebés e crianças dos 0 aos 47 meses; às 16h00, “Costurar Cantigas e Histórias” é uma performance artística para crianças dos 3 aos 10 anos. Mediante marcação no Centro de Artes.

Ainda para crianças e famílias (embora todos possam participar), acontecem este ano, pela primeira vez, visitas-guiadas aos bastidores do festival. A iniciativa chama-se “O Outro FMM” e decorre nos dias 29 e 30 de julho, às 15h00, no Castelo. Mediante inscrição no Centro de Artes.

De 27 a 30 de julho, às 16h00, no Pátio das Artes, realiza-se mais uma edição das sessões de contos “Contos de Tantos Mundos”. Este ano são convidados os contadores Matia Losego (dia 27), Elsa Serra (dia 28), Rodolfo Castro (dia 29) e Ana Sofia Paiva (dia 30).

No dia 28, às 15h00, o auditório do Centro de Artes recebe a projeção do documentário “Mar de Sines”, sobre os pescadores de Sines, uma produção do município de Sines, com apoio de fundos PROMAR / Fundo Europeu das Pescas.

Nos dias 29 e 30 de julho, às 16h00, no átrio do Centro de Artes, o festival e a livraria A das Artes proporcionam encontros com dois escritores: Raquel Ribeiro, autora de “Este Samba no Escuro”, no dia 29, e José Manuel Castanheira, cenógrafo de referência, no dia 30.

Entre 27 e 30 de julho, entre as 17h00 e as 02h00, a Capela da Misericórdia recebe a Feira do Livro e do Disco, com a parceria da livraria A das Artes e da VGM.

Durante o festival, Isabelle van Oost fará intervenções cenográficas no auditório do Centro de Artes e no Pátio das Artes.

O público que venha a Sines para o festival poderá ainda visitar as duas exposições incluídas no projeto Verão Arte Contemporânea em Sines 2016: “Travessa da Ermida a Sul”, no Centro de Artes de Sines, e “4 Fotógrafos de Moçambique”, no Centro Cultural Emmerico Nunes.

ALINHAMENTO COMPLETO DE CONCERTOS

:: Porto Covo

Todos os concertos no Largo Marquês de Pombal

22 de julho (sexta)
19h00: SEGUE-ME À CAPELA (Portugal)
22h00: JUANA MOLINA (Argentina)
23h30: GRAVEOLA (Brasil)

23 de julho (sábado)
19h00: KARYNA GOMES (Guiné-Bissau)
22h00: BAMBA WASSOULOU GROOVE (Mali)
23h30: BNEGÃO & SELETORES DE FREQUÊNCIA (Brasil)

24 de julho (domingo)
20h00: JENIFER SOLIDADE & CARLOS MARTINS (Portugal / Cabo Verde)
22h00: THE UNTHANKS (Reino Unido)
23h30: WESLI BAND (Haiti / Canadá)

:: Sines (cidade)

25 de julho (segunda)
21h30: GERMÁN LÓPEZ (Canárias – Espanha), Centro de Artes – Auditório
22h45: 1982 (Noruega), Centro de Artes – Auditório
00h00: MO LAUDI (África do Sul), Largo Poeta Bocage

26 de julho (terça)
21h30: ALAVERDI (Geórgia), Centro de Artes – Auditório
22h45: VARDAN HOVANISSIAN & EMRE GÜLTEKIN (Arménia / Turquia), Centro de Artes – Auditório
00h00: ALIBOMBO (Colômbia), Largo Poeta Bocage

27 de julho (quarta)
18h45: CRIATURA (Portugal), Castelo
20h00: TRAD.ATTACK! (Estónia), Av. Vasco da Gama
21h45: DAKH DAUGHTERS (Ucrânia), Castelo
23h15: MOH! KOUYATÉ (Guiné-Conacri), Castelo
00h45: MBONGWANA STAR (R. D. Congo), Castelo
02h30: NINE TREASURES (Mongólia Interior – China), Av. Vasco da Gama
04h00: OLIVETREEDANCE (Portugal), Av. Vasco da Gama

28 de julho (quinta)
17h00: HEARTS AND BONES (Portugal), Centro de Artes – Auditório
18h45: RETIMBRAR (Portugal), Castelo
20h00: A JIGSAW & THE GREAT MOONSHINERS BAND (Portugal), Av. Vasco da Gama
21h45: DANYÈL WARO (Reunião – França), Castelo
23h15: NOURA MINT SEYMALI (Mauritânia), Castelo
00h45: BIXIGA 70 (Brasil), Castelo
02h30: THE COMET IS COMING (Reino Unido), Av. Vasco da Gama
04h00: DJ SATELITE (Angola), Av. Vasco da Gama

29 de julho (sexta)
17h00: FILHO DA MÃE (Portugal), Centro de Artes – Auditório
18h45: BITORI (Cabo Verde), Castelo
20h00: LOS PIRAÑAS (Colômbia), Av. Vasco da Gama
21h45: DAVID MURRAY INFINITY QUARTET FEAT. SAUL WILLIAMS (EUA), Castelo
23h15: IMED ALIBI (Tunísia / França), Castelo
00h45: KONONO N.º 1 MEETS BATIDA (R. D. Congo / Angola / Portugal), Castelo
02h30: FUMAÇA PRETA (Venezuela / Portugal / Reino Unido), Av. Vasco da Gama
04h00: ISLAM CHIPSY & E.E.K. (Egito), Av. Vasco da Gama

30 de julho (sábado)
17h00: NORBERTO LOBO (Portugal), Centro de Artes – Auditório
18h45: SEBASTIÃO ANTUNES & QUADRILHA (Portugal), Castelo
20h00: BACHAR MAR-KHALIFÉ (Líbano / França), Av. Vasco da Gama
21h45: BILLY BRAGG (Reino Unido), Castelo
23h15: SPEED CARAVAN (Argélia / França / Senegal), Castelo
00h45: PAT THOMAS & KWASHIBU AREA BAND (Gana), Castelo
02h30: PAULO FLORES (Angola), Av. Vasco da Gama
04h00: SYSTEMA SOLAR (Colômbia), Av. Vasco da Gama
05h45: JIBÓIA (Portugal), Av. Vasco da Gama

ENTRADAS
Todos os concertos em Porto Covo, na Avenida Vasco da Gama e no Largo Poeta Bocage, bem como os concertos vespertinos no Castelo, são de entrada livre. Os concertos no auditório do Centro de Artes de Sines e os concertos noturnos no Castelo são de entrada paga (ver preços em www.fmmsines.pt).

O FESTIVAL
O FMM Sines é um festival aberto a todas as músicas: de raiz tradicional, urbanas, alternativas, experimentais, de cruzamento. Mais do que um festival de “world music”, é um festival que procura as músicas do mundo reais como são feitas e vividas no nosso tempo: músicas miscigenadas, marcadas pelos contactos entre artistas de origens geográficas e culturais diferentes, devedoras dos movimentos de ideias e pessoas que definem a contemporaneidade. O principal objetivo é transcender a perspetiva etnocêntrica que domina a oferta “mainstream” e promover a liberdade e a igualdade na circulação artística.

ORGANIZAÇÃO
O FMM Sines 2016 é uma organização da Câmara Municipal de Sines. A Galp Energia – Refinaria de Sines e a Fundação INATEL são os dois principais apoios do evento.

MAIS INFORMAÇÕES
www.fmmsines.pt
www.facebook.com/fmmsines

Fonte: FMM Sines

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend