SAVINNA YANNATOU em Alpedrinha (a 22 de Setembro)
Não há fome que não dê em fartura. Num ano repleto de festivais, realizam-se este fim-de-semana, além Planície Mediterrânica (já devidamente anunciado neste espaço) mais três eventos regados com música tradicional.
- Em Estarreja, a companhia de teatro local ArTê realiza o seu primeiro festival “Tranças” de danças tradicionais no Parque Municipal. A partir de amanhã e até ao próximo domingo, podem contar com variados workshops de danças (portuguesas, búlgaras, tribais africanas, orientais, etc) e espectáculos com MONTE LUNAI, TRICANINHAS DO ANTUÃ, ELSA SHAM’S e MOSCA TOSCA. O Crónicas da Terra deseja, muito sinceramente, que o belo cartaz do evento não seja um chamariz de “eco-vândalos-verde-eufémios”.
- O Município do Fundão recebe também, a partir de amanhã e até ao próximo dia 23 de Setembro, a primeira edição do Étnico – Festival Internacional de Música Tradicional, organizado pela Ocaia-Associação de Artes e Saberes Tradicionais. A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, casa de cultura do Fundão, recebe no primeiro dia de festival (14 de Setembro) o GRUPO DE CORDAS DA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA, SEBASTIÃO ANTUNES e CIBO MOSARI. No sábado, juntam-se em palco o GRUPO DE BOMBOS DO SOUTO DA CASA, os portugueses TRAD E VARIUS e os irlandeses BLASTA. Em ambos os dias, há também sessões acústicas com a associação espanhola ELGATOAELAGUA, animação de rua pelos ÑUCANCHI ÑAN (do Equador) e “moagem jam sessions” no final de noite. Domingo há ainda ateliers «O Jogo Musical» organizados pela Associação d’Orfeu.
- A partir de Sábado e até ao próximo dia 23 de Setembro, o (também) Município do Fundão realiza na aldeia de Alpedrinha a edição de 2007 do Festival Chocalhos “destinado à celebração da transumância, ancestral prática da pastorícia, enquanto valor patrimonial de excelência, cruzando a música pastoril, os produtos locais, as paisagens, a realidade e os sonhos”. Entre variadas actividades como passeios pedestres com rebanho pela Serra da Gardunha, animação de rua com Chocalheiros, é possível assistir à actuação da diva grega SAVINA YANNATOU, com a sua banda PRIMAVERA EN SALÓNICO (no Terreiro do Palácio do Picadeiro, na noite de dia 22 de Setembro).
1 Comment